em

TIM, Nokia e BRDigital apresentam soluções para conectar o agronegócio no Brasil

A TIM, a Nokia e a BRDigital vão levar a agricultura de precisão para a Futurecom 2018. Juntamente com fornecedores do mercado agro – CHNi, Metos, Jacto – a operadora e as empresas de tecnologia montarão o estande "O Digital agora é Agro" no pavilhão de Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) dentro do evento. No espaço, as parceiras exibirão cases sobre como diferentes tecnologias, viabilizadas pela rede 4G da operadora, podem promover a digitalização de processos pela conectividade de dispositivos e máquinas em um dos setores mais importantes do país: o agronegócio.

"Estamos muito felizes em poder compartilhar os resultados do nosso projeto '4G TIM no Campo' durante a Futurecom. O agronegócio é um dos pilares estratégicos da TIM e, por isso, investimos fortemente em soluções de rede para que possamos levar nossa tecnologia de quarta geração para as áreas de produção agrícola do país, promovendo a conexão em tempo real e impulsionando o negócio de nossos parceiros", afirma Alexandre Dal Forno, Head de Produtos Corporativos & IoT na TIM Brasil, que vem liderando o projeto "4G TIM no Campo".

O estande "O Digital agora é Agro" contará com vários equipamentos de fornecedores tradicionais do Agronegócio, dentre eles um trator da CHNi, que servirá de exemplo para apresentar a aplicação real de soluções de IoT no campo brasileiro, além de outras soluções de agricultura de precisão das empresas Jacto e Metos Durante o evento, será possível ver como funcionam os computadores de bordo das máquinas que registram e compartilham em tempo real informações necessárias para a melhoria dos processos de produção, como o tempo gasto por hectare, a quantidade de combustível utilizada no processo, entre outras informações. O espaço servirá para mostrar como o projeto "4G TIM no Campo" está mobilizando as empresas do ecossistema do Agro para tornar a agricultura que já é inteligente, em uma agricultura conectada e mais eficiente.

"A parceria da Nokia com a TIM é de longa data. Temos muito orgulho de estar novamente juntas para concretizar o nosso compromisso com o desenvolvimento da digitalização no agronegócio. Temos trabalhado em conjunto com a TIM e os principais players do agronegócio para desenvolver soluções de conectividade e IoT customizadas que garantam qualidade e eficiência ao setor", comemora Leonardo Finizola, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia para o Brasil.

A expansão da rede 4G da TIM no Brasil, que hoje já atende 3.172 municípios, tem sido uma ferramenta importante para fomentar a digitalização no campo. A ativação da frequência 700MHz se tornou um grande alicerce por permitir a maior penetração da rede em lugares mais remotos ou dentro das próprias máquinas. "Essa conectividade é muito importante para o bom funcionamento da agricultura de precisão, que pretende estabelecer um ecossistema favorável ao gerenciamento agrícola e propiciar a otimização dos processos resultando no aumento da lucratividade e da sustentabilidade, além da minimização dos impactos ambientais", finaliza o executivo da TIM.

"O AgroNegócio é hoje no atual momento do Brasil uma das principais receitas estratégicas para o mercado de Telecomunicações. São grandes as dificuldades de atendimento neste segmento. Empresas especializadas estão se formando e cobrindo esse mercado essencial de nossa economia. A BRDigital se coloca como uma das principais empresas em tecnologia do Agro, entregando voz, dados, IP, colocation, serviços em nuvem (cloud) e IoT na área de produção", complementa José Paulo Linné, executivo da BRDigital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.