em

Tontura pode estar relacionada ao distúrbio do equilíbrio

 

Tontura é o termo que representa genericamente todas as manifestações de desequilíbrio corporal. Elas estão entre os sintomas mais frequentes em todo o mundo e em 85% dos casos da sua ocorrência a origem é labiríntica. Porém, mais raramente, as tonturas podem ser de origem visual, neurológica ou psíquica.

Estima-se que 42% dos adultos se queixam de tontura em pelo menos alguma época de suas vidas. Esse mal estar pode ser definido como um distúrbio do equilíbrio, já que está relacionado a uma disfunção dos órgãos que o controlam. A tontura ocorre quando os sistemas de manutenção do equilíbrio do corpo não fornecem a mesma informação e entram em conflito entre si.
Há muitas causas prováveis para a labirintite. Ela normalmente ocorre após uma infecção no ouvido (otite média) ou uma infecção do trato urinário superior. Também pode ocorrer após uma alergia ou uso de certos medicamentos que são perigosos para o ouvido interno. Durante a labirintite, as áreas do ouvido interno ficam irritadas e inflamadas. Isso interfere no funcionamento, que inclui a capacidade de manter o equilíbrio.

“Tontura é uma ilusão de movimento. É a sensação de que os objetos ou a própria pessoa está se movendo, sem que haja um movimento real. Pode ser como uma instabilidade, desequilíbrio, sensação de queda, desvio da marcha ou uma flutuação. Quando a tontura possui características rotatórias, denomina-se vertigem”, explica Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista.
Segundo a especialista, assim como o zumbido, a vertigem e a tontura são sintomas comuns a diversas alterações de saúde que prejudicam o funcionamento do labirinto, também chamado orelha interna e responsável pela audição e pelo equilíbrio corporal. “A tontura é um sinal de alerta, um alarme de que algo não está bem no organismo” comenta Rita.
As tonturas podem afetar de diferentes formas a vida das pessoas. Podem ser desde leves a intensas, de esporádicas a frequentes ou constantes e ainda podem vir acompanhadas de perda de audição, zumbido, náuseas e vômitos, queixas de prejuízo da memória, dificuldade de concentração, fadigas física e mental. “Isso tudo causa, muitas vezes,  insegurança física e emocional no paciente”, alerta.

A otorrinolaringologista esclarece que como existem inúmeras causas que podem fazer com que apareça a vertigem ou a tontura é importante, desde o começo, a avaliação de um especialista em otoneurologia, médico que estuda e trata as doenças do labirinto.

O diagnóstico do distúrbio do equilíbrio exige investigação detalhada e completa do equilíbrio do corpo e especialmente na suspeita de uma disfunção labiríntica deve-se avaliar a audição do paciente. “A avaliação otoneurológica tem o objetivo de confirmar o diagnóstico e escolher o tratamento mais adequado para cada caso”, conclui Rita.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.