em

Trincheira ‘Los Angeles’ deverá ser concluída em novembro

A Trincheira do Jardim Los Angeles localizada na PRC-373, trecho urbano da rodovia PR-151, em Ponta Grossa, deverá ser entregue à população em novembro deste ano. A informação foi confirmada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável por fiscalizar as obras. Segundo o departamento, o cronograma de obras está seguindo várias etapas após o pedido de um aditivo de contrato por parte da Prefeitura Municipal, gerando um novo prazo de andamento das obras.

Segundo o DER, as obras que estavam previstas para serem entregues no primeiro semestre deste ano precisaram ser adiadas mais uma vez. No pedido do aditivo, a Prefeitura solicitou a ampliação do raio de curvatura da pista para dar mais segurança ao tráfego quando houver deslocamento de caminhões de grande porte. "Esta mudança também vai trazer mais espaço para ciclovias e outras obras de acessibilidade no trecho", informou o órgão.

Além da ampliação, as equipes responsáveis pelas obras trabalham na instalação de cortinas com tirantes em toda a área. De acordo com o DER, tirantes são estruturas metálicas que são introduzidas no solo para transferir carga de dentro do terreno para toda estrutura de contenção. Esta etapa é para garantir a segurança de toda a área que sofreu um deslizamento no ano passado.

Apesar do novo aditivo, o DER informou que os serviços estão sendo executados dentro do valor contratual da trincheira de R$ 7,8 milhões. Até novembro, também deverão ser executados serviços de terraplanagem e pavimentação; conclusão das obras de drenagem; execução do viaduto e obras complementares.

Andamento

A construção da trincheira foi paralisada em 2016 mas teve as obras retomadas no segundo semestre daquele ano. No mês de outubro, os serviços foram novamente paralisados por conta das fortes chuvas que ocasionaram grande deslizamento de terras. Na época, a concessionária responsável pelo trecho, CCR RodoNorte, também instalou um guard-rail para melhorar a segurança no local e para que o DER pudesse dar continuidade à construção da trincheira.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, todos os esforços estão sendo concentrados para que a obra seja entregue dentro do cronograma previsto. "É uma trincheira importante para o desenvolvimento da região, melhorando significativamente o fluxo de veículos e a segurança dos pedestres e motoristas que transitam diariamente por este trecho”, afirma.

Ampliação da pista dará mais segurança para caminhões. (Foto: José Aldinan)

)))))))))))))

Andamento das obras da trincheira

2014 – Ano em que as obras da trincheira deveriam ter sido iniciadas, mas nada havia sido feito.

2015/Julho – Obras iniciaram depois que um foi projeto foi elaborado em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa em conjunto com o Governo do Estado.

2016/1° semestre – Obras da trincheira são paralisadas.

2016/ 2° semestre – Obras são retomadas.

2016/Outubro – Volume de chuvas interrompe obras mais uma vez e provoca deslizamentos de terra no local.

2017/Maio – Elaboração de um projeto de engenharia e um novo cronograma permitiram a retomada das obras.

2018/1° semestre –  Previsão era de que o término das obras da trincheira.

2018/Janeiro –  Prefeitura de Ponta Grossa pede um novo aditivo de contrato para ampliação da pista para dar mais segurança ao tráfego.

2018/Novembro – Previsão de entrega das obras da trincheira à população.

Fonte: Reportagens publicadas pelo Jornal Diário dos Campos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.