em

Tudo o que você queria saber sobre crossfit

FOTOS: Fábio Matavelli

Que tal começar uma atividade física diferente? Indicado para todas as idades, o crossfit é uma metodologia de condicionamento físico criada com base em três pilares: movimentos funcionais, movimentos constantemente variados e movimentos de alta intensidade. É o que explica o coach, Ricardo Santos, proprietário do Crossfit 1530. De acordo com ele, uma das grandes virtudes desta prática é o espírito de comunidade. “Diferente de outras atividades, a pessoa não chega treina sozinha e vai embora. Tudo é feito em grupo. Todo mundo termina o treino e conversa, interage. Além disso, é uma atividade que traz equilíbrio para o corpo”, destaca. Ele esclareceu algumas das principais dúvidas que as pessoas têm em relação ao crossfit. Confira!

 

História

O crossfit surgiu nos anos 2000, quando foi criado pelo ex-ginasta Greg Glassman. Ainda na infância, Glassman foi diagnosticado com poliomielite e na ginástica encontrou uma forma de recuperar sua força. A partir disto não abandonou os exercícios físicos. Durante sua vida, passou por diversas academias, mas nunca se interessou verdadeiramente por nenhum dos métodos aplicados. Por sua experiência como atleta, começou a perceber que os resultados dos exercícios físicos apenas com o uso do corpo não eram tão bons. Insatisfeito, começou a desenvolver séries específicas de exercícios combinados, o que hoje conhecemos como o crossfit.

Afinal, como funciona?

São movimentos funcionais constantemente variados em alta intensidade. É uma atividade física que vai servir para melhorar as atividades que a pessoa faz diariamente. Também é constantemente variada porque faz com que o praticante sempre tente sair do conforto para ter uma adaptação. O dia a dia é confortável e para sair do estado de equilíbrio é necessário fazer alguma coisa que não está acostumado. Por mais que a pessoa já esteja praticando há um bom tempo, todo dia é uma coisa diferente. Não é igual na academia que já tem um treino definido e todo dia você sabe o que vai fazer. Pode praticar de segunda a sábado e vai fazer atividades diferentes a cada dia. A pessoa está sempre recebendo estímulos diferentes, por isso os resultados acabam sendo mais satisfatórios, pois não fica monótono para quem está fazendo. E tudo tem que ser em alta intensidade, de acordo com o condicionamento de cada um.

Qualquer pessoa pode praticar?

Qualquer pessoa pode praticar crossfit. No entanto, seja sedentário ou já praticante de atividade física, a pessoa não vai chegar e ir direto para a aula. Primeiro vai passar por uma aula experimental com um treinador, entender como funciona, ficar duas semanas na fase de adaptação, aprendendo os movimentos básicos e depois vai para uma turma regular.Existem turmas de crianças de 3 a 5 anos, por exemplo, também tem alunos da terceira idade, com problemas de coluna, problema no joelho, enfim, pessoas de todas as idades e diversas condições. Por isso tudo é tudo adaptado ao condicionamento físico de cada um. O objetivo vai ser o mesmo, mas vamos adaptar os movimentos e pesos.

A prática emagrece? Fortalece?

Acontece o ganho de massa muscular e o emagrecimento, mas a preocupação não é essa. Vai além. Uma coisa é consequência da outra. O objetivo principal de quem pratica o crossfit acaba a melhora da saúde. A pessoa não se preocupa em deixar o corpo apenas forte ou apenas magro, mas sim em equilíbrio. Para estar saudável, é necessário diminuir a gordura corporal, aumentar a massa magra, enfim, tudo isso acontece, mas como consequência dessa busca por mais equilíbrio e saúde.

Em quanto tempo vou perceber as mudanças?

Vai depender de pessoa para pessoa, mas é possível dizer que a partir do primeiro dia de prática a pessoa já vai sentir algumas diferenças. Às vezes um movimento simples, mas que ela não fazia e vê que é possível e isso já traz um estímulo e uma nova visão sobre o próprio corpo. Portanto, não tem como determinar um prazo específico para começar a perceber os benefícios. A gente trabalha para que o aluno entenda que é um processo de qualidade de vida.

Quais são os principais benefícios?

O crossfit cresceu e tem atraído muita gente porque é amplo e geral. Diferente de outros programas, ele não foca apenas em uma coisa. Tem que melhorar a saúde no geral, portanto entre os benefícios estão a perda de gordura corporal, o aumento da força, a melhora da flexibilidade, da capacidade cardiorrespiratória, entre outras coisas necessárias para se ter uma boa saúde

 

Como evitar lesões?

Basta escutar os treinadores. Primeiro tem que aprender o movimento, fazer várias vezes sem a intensidade e depois pensar na intensidade. Se não pular essas etapas, dificilmente vai ter lesão. No começo falava-se muito em lesões no crossfit, mas existem estudos que mostram que o nível de lesão é menor do que comparado a outros esportes como futebol e basquete, por exemplo. Basta o aluno passar pelo processo ouvindo os treinadores. O crossfit é muito mais técnica, para depois pensar nas cargas. Ele reúne três esportes: tem o levantamento de peso olímpico, ginástica e exercícios metabólicos (corrida, remo, pedalada, etc).

Como funciona o treino? E ele é individual ou sempre em grupo?

Sempre 1 hora de prática e sempre em aula em grupo. Uma das coisas boas do crossfit é que todo treino é dividido em três partes: aquecimento (preparação do corpo para a atividade), parte técnica (aprender um movimento novo ou melhorar um movimento que já fazia ou um treino de força) e a parte final, que é o WOD (Workout Of the Day) – parte da intensidade, que deve ser completada da melhor maneira possível.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.