em

Turismo e novos negócios são estratégias para regiões mais pobres

A ampliação do turismo e a atração de novos negócios para ampliar as oportunidades de emprego e renda estão entre as estratégias do governo do estado para melhorar o desenvolvimento dos municípios mais pobres do Paraná. O assunto foi debatido nesta quinta-feira (7), na reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior com a equipe de secretários de estado.

Foi a primeira reunião da equipe de governo fora do Palácio Iguaçu e aconteceu no Show Rural Coopavel, em Cascavel, que se tornou hoje (7) e amanhã (8) a sede do Poder Executivo estadual.

O governador afirmou que a proposta é impulsionar o desenvolvimento para assegurar os empregos e melhorar a qualidade de vida da população. “O nosso foco é desenvolver as regiões mais pobres do estado. Ficaremos atentos às áreas mais carentes com ações e estratégias para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Um diagnóstico do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) identificou 47 municípios como prioritários para receber as políticas públicas do estado. São as cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com a menor renda per capita do Paraná. Elas estão localizadas, principalmente, na região metropolitana de Curitiba, no centro-sul e no norte pioneiro.

Entre as estratégias do governo está a de ampliar o turismo no Paraná, já que a atividade tem potencial para gerar um grande número de empregos. Ao mesmo tempo, o estado trabalha para facilitar a atração de investimentos, com foco nos municípios mais pobres.

Paraná Day

Este trabalho está sendo feito pela Paraná Desenvolvimento, que pretende fortalecer o elo com a iniciativa privada para atrair novos negócios. O entendimento é que eventos como o Paraná Day, realizado na última terça-feira (5) e que reuniu investidores nacionais e internacionais, contribuem para criar um ambiente propício para o desenvolvimento. “A palavra de ordem é aproximar a iniciativa privada do governo. A ideia é que o estado amplie o diálogo com o setor privado”, afirmou o presidente da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.