Variedades

TV Rá Tim Bum divulga novidades de fim de ano


CELEBRAÇÃO
A emissora preparou uma sessão de cinema com filmes infantis inéditos

O canal lança o desenho Nilba e os desastronautas, no dia 4. Os filmes Garoto Cósmico e A ilha do terrível Rapaterra serão exibidos nos dias 24, 25 e 31. E as peças Com o rei na barriga e Melancia e coco verde prometem diversão no dia de Natal. Nilba, um garoto de oito anos, e sua tripulação desembarcam da nave S.S. Geniwald e atracam na TV Rá Tim Bum no início de dezembro. No dia 4/12, o canal estreia a animação Nilba e os Desastronautas, que será exibida aos sábados e domingos, em quatro horários, às 9h45, 14h20, 19h10 e 03h45.

O desenho conta as aventuras do jovem capitão Nilba e a tripulação da S.S. Geniwald, uma nave acidentada num pequeno e remoto ponto das galáxias: a Lua Ervilha, um minúsculo astro celeste. Para conseguir voltar à Terra, os tripulantes terão que confiar nas inadequadas estratégias traçadas pelo inexperiente e alienado chefe. É que Nilton Bawsk, o Nilba, muda de ideia a cada novo comercial. Ele jamais terminou um game, nunca chegou ao final de uma história em quadrinhos e em geral perde o interesse antes que o filme acabe. O desenho se desenrola dentro de desafios malucos ilógicos, sempre com muito humor. Uma produção da 44TOONS, a série é voltada para crianças de seis a oito anos.

Para celebrar o Natal e a chegada de 2011, a TV Rá Tim Bum preparou uma sessão de cinema com filmes infantis inéditos, no Cine Rá Tim Bum, além da estreia de duas peças do Teatro Rá Tim Bum. Nos dias 24, 25 e 31, o canal apresenta os filmes Garoto Cósmico (2007 – 75min), e A ilha do terrível Rapaterra (Brasil – 2006 – 1’20min), voltados preferencialmente para crianças de dois a 10 anos. Garoto Cósmico conta a história de três crianças, Cósmico (Aleph Naldi), Luna (Bianca Rayen) e Maninho (Mateus Duarte), que vivem em um mundo futurista onde as vidas são inteiramente programadas. Certa noite, eles se perdem no espaço enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. É aí que eles descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.

Dirigido por Ale Abreu, o longa conta com as vozes de artistas como Raul Cortez, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira, Belchior, Arnaldo Antunes, Márcio Seixas, Sérgio Rufino, Adriana Capparelli e Eduardo Leão. A produção foi exibida em festivais e mostras para as mais diferentes plateias em diversos países, entre eles Índia e Venezuela. Em 2008, o filme foi lançado em DVD e a história, transformada em livro.

Já A ilha do terrível Rapaterra traz as artimanhas de um conhecido ladrão de terras, que costuma devastar a mata e poluir os mares: o personagem Rapaterra. Decidido a roubar os terrenos do litoral, únicos que ainda não possui, ele sequestra Dona Tude, uma mulher misteriosa e a maior contadora de histórias do mundo. É quando um grupo de crianças decide se unir para salvá-la e evitar a destruição do local. Dirigido por Ariane Porto, o elenco é formado por Lima Duarte, Tadeu Mello, Arlete Salles, Augusto Pompeu, Carolina Rocha, Chrystopher Lion, Lili Fialho, Bárbara Vargas, William Tupã Macena e Marcelo Werá Macena.

Teatro Rá Tim Bum exibe peça que participou do Fenata


TEATRO
A peça Melancia e coco verde, encenada no Fenata, vai ao ar no dia de Natal

E para divertir o dia de Natal da criançada, 25/12, o canal apresenta duas peças inéditas do Teatro Rá Tim Bum. São elas: Com o rei na barriga, que será exibida às 12h; e Melancia e coco verde, que vai ao ar às 21h.

Em Com o rei na barriga, o público confere duas tramas simultâneas, inspiradas em histórias populares de vários países. Em uma delas, o rei pretende transformar um convento em seu castelo de verão e propõe um debate público. Representante do clero, o monge jardineiro decide o destino do lugarejo em um interessante e divertido confronto sem palavras com um ministro do rei. A outra narrativa, uma adaptação do conto árabe A Moça Inteligente, mostra um príncipe que não quer se casar. Como seu pai insiste na ideia, o rapaz cria um desafio para selecionar uma noiva de nível intelectual semelhante ao seu — e só uma esperta jovem camponesa aceita entrar no jogo de charadas. A direção é de Bete Rodrigues.

Já em Melancia e coco verde, Bia, Ana Clara, Rafael e Vladimir são quatro amigos que compartilham juntos o dia-a-dia da escola, os sonhos, as brincadeiras e as responsabilidades do início da vida escolar. Rafa e Vlad são grandes companheiros e adoram uma partida de futebol. Mas quem gosta de jogar com eles também é Ana Clara. Enquanto Vlad provoca Bia, Rafa cutuca Ana Clara, que tem uma amiga boneca, a Stephany. E Bia tem um diário como seu grande aliado, só que seu sumiço misterioso vai transformar a história numa grande aventura. A direção é de Bete Rodrigues.