em

UEPG está entre as 10 melhores Instituições Estaduais do Brasil

A Universidade Estadual de Ponta Grossa aparece no ranking das 10 melhores instituições estaduais do Brasil e entre as 47 melhores universidades públicas. O desempenho na avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgado nesta quarta-feira (11), indica a qualidade do ensino superior no país.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é realizado anualmente e leva em conta a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) do último triênio, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).

Além disso, também é calculada a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES no último triênio e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação. O indicador é responsável por sintetizar a qualidade dos cursos de uma mesma instituição.

Dos 10 cursos da UEPG avaliados, 5 foram classificados com conceito 4. “A presença da UEPG no ranking das melhores universidades estaduais revela a força do ensino superior paranaense e também demonstra que o investimento feito no sistema estadual é extremamente importante e traz resultados positivos. A UEPG vem melhorando os seus índices, correspondendo aos instrumentos nacionais e internacionais de avaliação institucional e, atualmente, é uma universidade em pé de igualdade com as mais importantes de todo o Brasil”, destaca o Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.

Desde o ano de 2007 a UEPG permanece com IGC 4. Segundo Elismara Zaias Kailer, Diretora de Avaliação Institucional, “este resultado revela a qualidade dos cursos ofertados pela instituição, tanto da graduação como da pós-graduação. O planejamento das ações envolvendo ensino, pesquisa e extensão, e o esforço coletivo de docentes, discentes e agentes universitários, tem posicionado a UEPG entre as melhores universidades públicas”, afirma.

Conforma explica Elismara, “o IGC 2018 levou em conta, nos cálculos, o CPC de 23.228 cursos, além de 4.356 programas stricto sensu da CAPES 2018”. Ao todo, 2.052 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos avaliados, em valores que vão de 1 a 5. Dentre elas, estão as universidades, faculdades, institutos, centros universitários e centros federais de educação tecnológica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.