Geral

UEPG participa da Semana do Meio Ambiente com palestras e oficinas

(Foto: Aline Jasper)

Dos dias 1 a 13 de junho, acontece a Semana do Meio Ambiente, organizada em parceria entre a UEPG, através da diretoria de meio ambiente da Pró-reitoria de Planejamento, a UTFPR, as secretarias municipais de meio ambiente e educação, a Sanepar e o Comitê da Bacia do Rio Tibagi. A iniciativa ocorre anualmente e neste ano tem a temática ‘cidade sustentável’ como eixo principal.

O objetivo da semana é convidar a população para discutir e buscar soluções para alcançar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU. A ideia é abordar a temática de forma acessível a estudantes e pesquisadores da área e também para o público em geral. 

Nos dias de evento acontecem 33 atividades diferentes, entre mesas redondas, palestras, workshops e oficinas. Na UEPG, ocorre a mesa redonda intitulada ‘Contaminação do meio ambiente e riscos à saúde’, organizada pelo departamento de geografia. Também ocorrem oficinas de diferentes assuntos, como economia solidária, produção de sabão, e uma feira de adoção de animais.

“Depois de alguns anos não participando da organização da semana, a UEPG voltou e se articular com as outras instituições e mostra que se preocupa com as questões ambientais de Ponta Grossa”, afirma o professor Sandro Campos, diretor de meio ambiente da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan). O coordenador comenta que a universidade vai buscar ações permanentes dentro da instituição sob o conceito ‘UEPG sustentável’.