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Ultra Violet: porque a Pantone determina as cores do ano?

Criada em 1962, em New Jersey, nos Estados Unidos, a Pantone é uma empresa conhecida por criar sistemas de cores para a indústria de decoração. A princípio, ela  fabricava cartões de cores para companhias de cosméticos. Em 1963, foi criado o primeiro sistema de cores. Agora você deve estar se perguntando: qual a utilidade deste sistema na prática, além de definir tendências? O sistema garante uniformidade nas cores impressas para marcas e logotipos. A Coca-Cola, por exemplo, utiliza em vários países o vermelho Pantone 185, o que permite uma padronização.

Para o mercado de decoração, por exemplo, o que a Pantone dita é quase lei. Todos os anos, desde 2000, a empresa lança uma cor que será considerada referência no ano seguinte. A primeira cor determinada pela empresa foi a Cerulean, um tipo de azul. Em 2015, a marca anunciou o Marsala, um tom vivo e profundo de castanho avermelhado. Já em 2016, foram escolhidos o Quartzo Rosa e o Serenidade. No ano passado foi a vez do Greenery, basicamente  um verde musgo misturado com amarelo intenso.

A Pantone é mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica

Em 2018 chegou a vez do Ultra Violet que, segundo a diretora executiva da empresa, deriva do azul escuro e resulta na nuance roxa que representa a criatividade e a energia que inspiram a conexão. A cor possui grande capacidade de harmonização com tons mais claros e variações de roxo. Ela deve figurar casas e vitrines ao longo do ano, estampando objetos, acessórios e até paredes.

Tendências

Ainda sobre decoração, nas páginas a seguir você confere no link abaixo oito tendências para 2018, que incluem – além da já tão comentada Ultra Violet – a utilização de vegetação dentro de casa, temas tropicais, e muitas outras dicas.

 

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