no

Uma em cada três indústrias do Paraná preocupa-se com aspectos sustentáveis na seleção de fornecedores

Uma em cada três indústrias do Paraná preocupam-se, além de suas próprias ações de sustentabilidade, com este critério na seleção de fornecedores. Este dado faz parte do retrato da sustentabilidade nas indústrias paranaenses realizado pela última edição da Bússola da Sustentabilidade. Promovido pelo Sistema Fiep, a pesquisa faz um levantamento do perfil sustentável, levantando dados por meio de um questionário online. "Tendências indicam que os mercados estão cada vez mais exigentes e atentos aos princípios de sustentabilidade, impactando os processos atuais e gerando novos modelos de negócios. O que atualmente é um diferencial competitivo, amanhã será base de qualquer mercado", explica Sidarta Ruthes, coordenador de Projetos Inovadores do Observatório Sistema Fiep.

 A edição 2019 está disponível para respostas até 28 de junho. A Bússola da Sustentabilidade disponibiliza um questionário online, que mapeia em cinco temáticas: social, econômica, meio ambiente, territorial e cultural. Ao fim do levantamento, os empresários do estado recebem, de forma gratuita, o status de sustentabilidade das suas organizações, além de informações, orientações e mecanismos de controle relacionados ao tema, que favorecem a competitividade e o desenvolvimento das suas indústrias. "A Bússola da Sustentabilidade busca preparar as empresas para este novo contexto de negócios, por meio de uma ferramenta de gestão que potencializa a competitividade da indústria do Paraná", conta Sidarta. 

A indústria Agrocete, produtora de adjuvantes, fertilizantes especiais e inoculantes localizada em Ponta Grossa, participou da Bússola da Sustentabilidade e analisa como a pesquisa atua no apoio de desenvolvimento de ações sustentáveis, elencando temas que podem não ter sido vistos, até então, como prioridade. "A Bússola da Sustentabilidade nos fez refletir sobre como nossas as ações devem estar baseadas, simultaneamente, nos aspectos econômico, ambiental e social. Trata-se de uma ótima ferramenta de diagnóstico para nortear as ações da empresa", comenta Carolina H. Rocha, da área de meio ambiente da empresa.

Todas as informações, como metodologias utilizadas e público-alvo, podem ser encontradas aqui: www.bussoladasustentabilidade.org.br/.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Sebrae/PR e Castrolanda vão disseminar a cultura da inovação no Agroleite, em Castro

Prazo para alistamento militar termina nesta semana