em

Unidades de Saúde de PG já oferecem terapias integrativas

O Ministério da Saúde anunciou, neste mês, a inclusão de 10 novas Práticas Integrativas e Complementares (Pics) nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, o número desses procedimentos ofertados pelo Sistema passa a ser 29. Essas práticas são alguns dos tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.

Em Ponta Grossa, há pelo menos cinco Pics ofertadas pelo Município em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A expectativa é que esse anúncio permita a expansão do serviço a outros pacientes e UBSs, já que até o momento poucas possuem a oferta, em dias pré-programados, e disponibilizados a partir do interesse de funcionários voluntários, e não apenas por inclusão da Prefeitura.

Conforme apurado pelo DC, a única Prática bancada totalmente pelo SUS é a Terapia Comunitária Integrativa. Tereza Lopes Miranda, que é assistente social e uma das principais responsáveis pela inclusão do procedimento, revela que a inserção do projeto ocorreu há cerca de dois anos, em caráter experimental. Ela e outras quatro profissionais receberam capacitação paga pelo SUS para oferecer a Terapia, que consiste em formar uma roda de pessoas e, por meio do diálogo, tratar distúrbios de ordem mental.

“Nosso objetivo é reduzir o uso de medicamentos controlados. Cerca de 12% a 13% da população faz uso desses remédios, e esse é um dado de dois anos atrás. Com nosso grupo temos a intenção de formar turmas de terapeutas, estendendo o serviço a todas as Unidades, prevenindo 80% das questões envolvendo saúde mental”, diz.

 

Voluntários

Em outras UBSs, há serviços como acupuntura, auriculoterapia, reiki, biodança e meditação (tai chi chuan), ofertadas por voluntários e funcionários que, por sua própria conta, incluíram a prática de forma integrada ou alternada com os tratamentos convencionais. Ágatha Karina Xavier de Barros é enfermeira na UBS José Carlos de Araújo, no Bairro Cará-Cará. No início deste ano, após buscar aprimoramento, ela passou a oferecer acupuntura e auriculoterapia aos pacientes.

 

Pics ofertadas no Paraná

As 29 práticas integrativas e complementares oferecidas no Sistema Único de Saúde são: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia, yoga, apiterapia, aromoterapia, bioenergética, cromoterapia, constelação familiar, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozoniterapia e terapia de florais.

UBS no Cará-Cará conta com auriculoterapia (Fábio Matavelli)

Pics ofertadas em Ponta Grossa

 

Homeopatia

UBS Silas Sallem – Uvaranas

 

Terapia Comunitária Integrativa

UBS Antero de Mello – Rio Verde

UBS Santo Domingo – Costa rica

 

Acupuntura e Reiki

UBS Ciro de Lima Garcia – Oficinas

 

Acupuntura e Auriculoterapia

UBS José Carlos de Araújo – Cará-Cará

 

Meditação (Tai Chi Chuan)

UBS Nilton de Castro – Tarobá

UBS Luiz Conrado Mansani – Uvaranas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.