em

UPA passa a ser referência para pacientes com sintomas respiratórios

A prefeitura de Ponta Grossa adotou, a partir deste mês, uma mudança no primeiro atendimento a pacientes com suspeita de contágio pela covid-19. Pacientes com quadro de sintomas respiratórios, compatíveis ou não com os provocados pelo novo coronavírus, deverão se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Paula e às Unidades Básicas de Saúde. O Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi (Pronto-Socorro) agora deixa de ser local para esses atendimentos.

O anúncio foi feito pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que passou a realizar mudanças nos fluxos de atendimentos dos pacientes, envolvendo a Atenção Básica, Especializada e de Urgência e Emergência.

Segundo a FMS, a UPA é uma das estruturas de referência para a comunidade e começará a atender apenas pacientes com sintomas respiratórios, seja coronavírus ou não. Este atendimento será exclusivo neste local. Portanto, a população que tiver problemas respiratórios como gripe, tosse, dor de garganta, entre outros, deve procurar as Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a UPA Santa Paula, não podendo mais procurar o Hospital Municipal.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, o objetivo principal é evitar o contato entre pessoas infectadas e outras que não tiveram contágio. “Tomamos essa conduta para a população não se misturar e, consequentemente, não se contaminar de forma cruzada”, explica.

 

Atendimentos

Os demais atendimentos serão realizados o Hospital Municipal para adultos e no Hospital Municipal João Vargas de Oliveira para crianças. O HM atenderá casos como cólica renal, biliar, problema de fígado, dor de estômago, febre em decorrência de infecção urinária, cirurgias de urgência e emergência, tanto ortopédicas quanto clínicas, por exemplo, apendicite, hérnia umbilical, fratura leve. “É importante a gente entender que desta maneira conseguiremos diminuir a exposição da população em relação ao vírus, e manter a segurança para quem está sendo atendido por outras situações de saúde no HM”, completa Manjabosco.

Assista o pronunciamento do Secretário: 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.