em

Usuários do SUS deverão ser cadastrados em sistema eletrônico

Até 2019, por determinação do Ministério da Saúde, todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão estar cadastrados no sistema eletrônico do Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o SUS (EpecSUS). Esta ferramenta é utilizada nas Unidades Básicas de Saúde e permite que médicos e demais profissionais de saúde possam cadastrar os prontuários dos pacientes.

De acordo com Robson Xavier, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, o processo de utilização dos prontuários na forma eletrônica já iniciou no município desde 2016. Segundo ele, a plataforma EpecSUS permite definir e identificar o perfil dos pacientes e planejar ações ligadas ao tratamento.

"O prontuário eletrônico nos dá informações sobre o histórico do paciente, principalmente, quando ele é encaminhado para um especialista, por exemplo. Mas tudo isso começa a partir do cadastramento de todos os usuários do SUS em Ponta Grossa", explica.

Segundo Xavier, o prazo do governo federal é de que, até 2019, todos os pacientes do Brasil, estejam com os seus prontuários integrados ao sistema para que os profissionais possam acessar as principais informações referentes ao quadro de saúde.

"Sem as informações e a sistematização do sistema ficamos impedidos de identificar o perfil dos pacientes de Ponta Grossa. Desde que começamos este trabalho em 2016, soubemos que 19% da população é hipertensa, 7% é diabética e 18% já apresentou algum sintoma relacionado ao transtorno mental. Com a sistematização do sistema, conseguimos definir e desenvolver ações em prol da população", aponta.

Profissionais da Secretaria de Saúde foram capacitados para trabalhar com o sistema. (Foto: José Aldinan)

Recomendação

A recomendação da Secretaria de Saúde é de que todas as pessoas, independente se elas utilizam ou não os serviços ofertados pelo SUS, para que se cadastrem em alguma unidade. Hoje, Ponta Grossa tem 290 mil pacientes já cadastrados dentro da plataforma EpecSUS, mas precisa cadastrar, pelo menos, mais 60 mil pessoas.

"No Brasil, Ponta Grossa já alcançou um dos maiores percentuais de cadastramento desde 2016. Já conseguimos avançar muito nesse sentido com relação aos demais municípios, mas é preciso que a população procure de cadastrar", diz Robson.

Procedimento

Para se cadastrar, a população pode dirigir-se até uma Unidade de Saúde mais próxima ou solicitar a visita de um agente comunitário de saúde para ajudar a coletar os dados do cadastramento. Os profissionais da Secretaria de Saúde também passaram por uma capacitação para trabalhar junto ao EpecSUS.

Nos próximos meses, todos os cidadãos que estiverem cadastrados, poderão ter acesso ao seu próprio prontuário eletrônico e poderão fazer avaliações enquanto usuários do sistema.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.