em

UTFPR busca ampliar ações na América Latina

O campus UTFPR de Ponta Grossa recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita de representantes da Escuela Politécnica Nacional, de Quito, no Equador. Os professores Andrés Rosales, do Departamento de Automatização e Controle Industrial e Alberto Celi Apolo, vice-reitor de Investigação e Projeção Social, vieram conhecer um pouco mais do que a Universidade Tecnológica oferece no Paraná.

Segundo eles, o objetivo é conhecer um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos na região, com a intenção de criar novas parcerias. “Acreditamos que a internacionalização dos cursos permite que as universidades possam se posicionar com mais competitividade, atraindo mais estudantes, e ampliando projetos em maior benefício da sociedade”, disse Celi. Ele se refere ao sistema utilizado pela UTFPR em Ponta Grossa, através do qual os alunos obtêm dupla diplomação.

A parceria já permite que os acadêmicos realizem parte de seus estudos em outros países como Portugal, França e Argentina. Para o diretor-geral do campus em Ponta Grossa, Antonio Augusto de Paula Xavier, o encontro pode significar uma futura parceria em projetos e diplomação com o Equador. “Temos muitas similaridades, por exemplo, na oferta de cursos voltados para engenharias e tecnologia. E entendemos que é importante ampliar as parcerias na América do Sul, porque os países enfrentam problemas parecidos”, comenta.

A visita dos professores também foi supervisionada pela diretora de Relações Internacionais da UTFPR em Curitiba, Mariana Paula Muñoz Arruda e pelo diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR Ponta Grossa, Nelson Cababarro. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.