em

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia na próxima segunda-feira (17) e segue até o dia 19 de maio. No dia 13 de maio haverá mobilização nacional quando os postos de saúde de todo o país devem abrir as portas para imunizar a população contra a doença.

A vacina estará disponível em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Castro. A Secretaria Municipal de Saúde já recebeu cinco mil doses.

A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. Devem tomar a vacina pessoas com mais de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses de 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Este ano, serão incluídos professores do ensino básico (Ensino Regular, Especial ou Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superior das escolas públicas e privadas. Para receber a vacina, os professores devem levar declaração da escola em que atuam.

A vacina é eficaz contra três tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, como o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única, já para as crianças são aplicadas duas doses.

A chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Marielen Wieczorek Nocera, destaca a importância da vacina.“A imunização é importante na prevenção contra a gripe e na próxima segunda-feira a vacina já está disponível em todas as unidades de saúde”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.