em

Vagas temporárias devem ter a maior oferta dos últimos seis anos

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta semana uma estimativa sobre os postos de trabalho temporários para o Natal deste ano, que aponta a expectativa de contratação de 91 mil trabalhadores para atender ao aumento da demanda do varejo no período. Esse número representa uma variação positiva de 4% em relação a 2018 e a maior oferta dos últimos seis anos. Apenas no Paraná, devem ser geradas 5,8 mil vagas.

Em Ponta Grossa, apesar de alguns locais já terem iniciado as suas seleções, é no final deste mês que a oferta deve ser intensificada. “Estamos esperando um número parecido com o do ano passado, de 200 oportunidades – no comércio, serviços e indústria”, aponta o coordenador da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho.

Ele estima que, dos contratados temporariamente no fim de ano, 40% trabalham em novembro, dezembro e janeiro, 20% em dois meses, 20% em apenas um mês e 20% conseguem transformar a sua vaga em efetiva. “Se o trabalhador pega a vaga pensando em ficar apenas neste tempo acaba só nisso. Mas se ele se dedica e se destaca acaba prolongando o seu contrato”, avalia John.

Para se ter ideia, segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), em 2018 aproximadamente 1,2 milhão de pessoas saíram da situação de desemprego graças às oportunidades temporárias – número que pode chegar a 13,86% mais nos últimos meses de 2019. Na estimativa da CNC a taxa de efetivação dos trabalhadores temporários deverá ser maior do que nos últimos cinco anos, com expectativa de absorção definitiva de 26,1%.

Capacitação

Para o coordenador do órgão que promove a intermediação de vagas de emprego, agora é a hora de buscar qualificação profissional. “O candidato precisa ter foco no que quer, no que está apto a fazer e capacitado para assumir. O comércio é uma boa dica de primeiro emprego, uma porta de entrada para novas oportunidades”, destaca o gestor da Agência do Trabalhador.

Segundo a diretora municipal de Qualificação Profissional, nos próximos dias novos cursos devem ser anunciados. “Estamos acertando os últimos detalhes, mas logo abriremos as inscrições para pelo menos dois cursos voltados a comércio e atendimento”, garante Kelyn Kris Gonçalves.

Perfil das vagas

Segundo a estimativa nacional da CNC, entre os setores do comércio os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos ramos de vestuário (62,5 mil vagas) e de hiper e supermercados (12,8 mil). Oito em cada dez vagas ofertadas deverão ser preenchidas por vendedores (57 mil), operadores de caixa (13 mil) e pessoal de almoxarifado (4,6 mil).

Algumas lojas, como a Super MM, já iniciaram as contratações temporárias de fim de ano (Foto: Jose Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.