Esportes

Vai começar a Copa América no Brasil

Nesta sexta-feira (14), a bola começa a rolar pela a 46ª edição da Copa América, agora no Brasil, e contando com a participação de doze seleções. A seleção brasileira abre a competição contra a Bolívia, às 21h30, no Morumbi. As seleções do Catar e Japão também estão na disputa.

Tudo começou nos idos de 1916, quando foi organizada em Buenos Aires a Associação Argentina de Futebol, remetendo às associações vizinhas que então estavam criadas (Chile, Uruguai e Brasil), a regulamentação de um torneio em homenagem aos 100 anos da Independência da República Argentina. O primeiro campeão foi a Argentina e o da última edição, em 2016 foi o Chile. Já o Brasil participou de 34 edições da Copa América, sediando o torneio por quatro vezes. Foram oito conquistas e onze vezes vice-campeão.

A Paraná Pesquisas verificou a opinião pública sobre esta Copa América no Brasil. O trabalho apontou que 46% dos entrevistados não acreditam no favoritismo da seleção brasileira para ganhar a competição. O nível de interesse também é baixo e apontou apenas 23%, sendo que 36% disseram que não estão muito ligados na competição.

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.071 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 180 municípios brasileiros entre os dias 04 e 06 de junho 2.019, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.  Até o momento foram vendidos mais de 650 mil ingressos, para torcedores de 117 países. Os ingressos para o primeiro jogo entre Brasil e Bolívia estão esgotados.

Copa América – Brasil 2019

Primeira rodada

Sexta-feira (14)

Brasil     x             Bolívia (21h30 – Morumbi)

Sábado (15)

Venezuela          x              Peru (16h-Arena Grêmio)

Argentina           x              Colômbia (19h – Fonte Nova)

Domingo (16)

Paraguai              x              Catar (16h – Maracanã))

Uruguai               x              Equador (19h – Mineirão)

Segunda-feira (17)

Japão    x             Chile (20h-Morumbi)