em

Vai começar a maior competição escolar do Brasil em Apucarana

Apucarana será sede pela sexta vez de uma fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Neste ano será a competição para alunos-atletas da categoria 12 a 14 anos, entre os dias 12 e 20 de julho. A cidade tem recebido desde 2015 ao menos uma das etapas finais da competição. Nesta etapa estão confirmados 747 estabelecimentos de ensino, de 270 municípios, somando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes.

A abertura da 66ª edição dos JEPs será nesta sexta-feira (12) no Ginásio de Esportes Lagoão, que terá como atração também o show do grupo Ginasloucos. As disputas começam no sábado (13) em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez e bocha adaptada com a participação de atletas regulares e atletas com deficiência (ACD). As modalidades de luta olímpica e skate serão realizadas em Foz do Iguaçu, juntamente com a categoria 15 a 17 anos, entre os dias 2 e 10 de agosto.

Também foi anunciada pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac, a presença da campeã olímpica em Pequim 2008, no salto em distância, Maurren Maggi na cerimônia de abertura. Também foi homologada a cidade de Guarapuava como próxima sede da fase final dos JEPs, na categoria 12 a 14 anos, em 2020.

Etapa nacional

Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que desde o ano passado, são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão, em setembro, as três fases regionais. A regional que o Paraná participa abrange os estados do Sul, Sudeste, além dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Já a sede da etapa nacional, que acontecerá de 16 a 30 novembro, será em Blumenau (SC).

Os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que acontecem entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Lembrando que cada modalidade obedece um critério de classificação específico.

Em 2018 o Paraná encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude com um total de 83 medalhas, sendo 37 na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos e 46 na categoria 15 a 17 anos. Já nas Paralimpíadas Escolares, a delegação paranaense encerrou as disputas com 41 medalhas. (Foto:Vinícius Araújo/Esporte Paraná)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.