em

Vale é responsável por tragédia em Brumadinho, aponta pesquisa 

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas questionou os brasileiros sobre o rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (Minas Gerais), no dia 25 de janeiro, deixando mais de cem mortos e outras centenas de desaparecidos e desabrigados. 
Depois do acidente ocorrido na barragem na cidade de Brumadinho, 65,7% dos entrevistados são a favor que a Companhia Vale perca sua licença de mineração; 28% dos entrevistados são contra e 6,4% não sabem ou não responderam. A pesquisa também questionou quem os brasileiros consideram ser o maior responsável pela tragédia que ocorreu em Brumadinho. Para 63,4% dos entrevistados, a Companhia Vale é a maior responsável; para 21,3% dos brasileiros, o governo de Minas Gerais é o culpado. Para outros 10,4%, a culpa é do governo federal; 1,4% dos entrevistados acreditam que a tragédia foi um acidente, não havendo culpados. 3,6% dos entrevistados não responderam à pergunta. 
A pesquisa também questionou qual deveria ser a ação da Justiça em relação aos executivos/dirigentes da Vale. Para 52,6% dos entrevistados, a Justiça deveria prender todos os executivos da Vale; para 24,4% dos brasileiros, a Justiça deveria determinar o afastamento dos executivos de suas funções, determinar multa pesada, mas não determinar congelamento de bens e decretar a sua prisão; 13,3% dos entrevistados acha que a Justiça deveria congelar os bens dos executivos, mas não decretar a sua prisão. 2,7% dos entrevistados acha que nenhuma das opções, já que executivos não têm culpa do acidente ocorrido em Brumadinho. 7,2% não responderam à pergunta. 
Para 91% dos entrevistados, o desastre ocorrido em Brumadinho poderia ter sido evitado caso a Justiça tivesse tomado ações mais severas para punir os culpados na tragédia ocorrida em ariana (MG) há três anos. Para 3,2% dos entrevistados, um evento não está relacionado ao outro; para 3,1% o desastre em Brumadinho não poderia ter sido evitado e 2,7% não sabe ou não respondeu.
Segundo a pesquisa, 66,2% dos entrevistados são a favor que o governo federal suspendesse todas as licenças de mineração para a realização de uma nova licitação para a escolha de novas empresas; 25,4% dos entrevistados são contra e 8,4% não sabe ou não respondeu. Mas, a maioria dos entrevistados, 58,9% são contra que o governo federal assumisse a responsabilidade pela mineração do país através da criação de uma empresa estatal, ou seja, pública; 35,1% são favoráveis e 6% não sabe ou não responderam. 
O Paraná Pesquisas realizou levantamento online com 2.420 pessoas em 188 municípios de 26 estados e Distrito Federal, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. O grau de confiança é de 95%, com margem estimada de erro de aproximadamente dois pontos percentuais para os resultados gerais. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.