em

Vereador pedirá ao Estado retirada de livro das escolas 

O vereador Pastor Ezequiel Bueno (PRB), ao usar a tribuna durante sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), comentou que encaminhará ofício ao governador Ratinho Junior e ao secretário estadual de Educação e Esporte, Renato Feder, pedindo a retirada de um livro de ciências de escolas públicas estaduais que, em determinado trecho traz conteúdo intitulado 'Busca de identidade sexual e social'. O conteúdo trata sobre identidade de gênero, expressão de gênero, sexo biológico e orientação afetiva e sexual. 
"Pais me preocuparam preocupados com o conteúdo. Não me importo com a opção sexual de ninguém, mas me preocupo, sim, com o que nossas crianças estão aprendendo nas escolas […]. É meu compromisso como parlamentar e homem de Deus chegar aqui e defender as crianças, por isso vou pedir a retirada dos livros", frisa.  
O Diário dos Campos procurou a Secretaria Estadual de Educação que afirmou, por meio de nota, que a imagem é de um livro de ciências para o oitavo ano do Ensino Fundamental indicado pelo Ministério da Educação no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático de 2020. "Todos os livros didáticos utilizados pela rede pública de ensino são escolhidos pelas escolas dentre um catálogo de livros disponibilizados pelo MEC, de modo que os conteúdos abordados em cada livro são validados pelo Ministério", frisa. 
Segundo a secretaria, o ensino de educação sexual nas escolas, abordando seus aspectos biológicos, culturais e sociais, está previsto com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, documento que encontra respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e também no Estatuto da Criança e do Adolescente. "Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o debate de questões que envolvem puberdade, eficácia de métodos contraceptivos e as ISTs, bem como a sexualidade humana. Em consonância à BNCC esta temática está prevista também no Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações", destaca. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.