em

Vereadores e servidores da Câmara de Castro fazem teste de covid-19

Os 13 vereadores e 35 servidores públicos da Câmara Municipal de Castro fizeram, na manhã desta quarta-feira (29), testes rápidos "imunocromatográficos" (IgM/IgG) para detecção da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os testes foram realizados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na Sala das Comissões da Câmara.

Três pessoas testaram "positivo assintomático" (que não manifestam sintomas da doença) para a covid-19 e deverão ficar confinadas em casa, em situação de quarentena, por um período de 14 dias.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), testes "imunocromatográficos" são "dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que conseguem dar resultados entre dez e 30 minutos". (leia matéria abaixo).

"Eu acho que é essencial, porque, como tem muitas pessoas assintomáticas, a gente não sabe quem tem ou não tem. Acho bom que todo mundo está fazendo, até porque, se for procurar um particular, o preço não está tão acessível, assim", afirma a servidora Giane Aparecida Santos Carneiro Lobo, assessora parlamentar do vereador Gerson Sutil (PSC), cujo teste resultou negativo para covid-19.

Giana está trabalhando em sistema de "home office" e vai à Câmara dois dias por semana. "Como não estou totalmente isolada, tinha um pouco de receio. Mas, no geral, eu tenho me cuidado e tenho evitado de sair. A gente faz uso das precauções que é preciso pra não pegar, mas eu estava com um pouquinho de medo. Mas, agora que deu negativo, eu fiquei mais tranquila", conta.

Secretaria de Saúde aplicará testes em 12 mil pessoas

A aplicação de testes rápidos para aferição da covid-19 na Câmara Municipal de Castro faz parte de uma campanha que está sendo realizada em Castro desde o último dia 21 de julho.

Conforme informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a  medida visa identificar como está a circulação do vírus no município.

A testagem iniciou pelos servidores e profissionais de saúde municipal e, desde o dia 22, o teste rápido vem sendo feito nas residências, "sendo testado um morador de cada casa". "Empresas castrenses que aderiram ao projeto, também testarão os funcionários", informa a Assessoria.

Para fazer a testagem – conforme relata o release distribuído à imprensa pela Assessoria –, o município realizou "vazio sanitário" desde a zero hora do dia 17 até segunda-feira (20), às 23h59, "com o fechamento dos serviços não essenciais e o isolamento social".

"A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destaca que, com o resultado dos testes, será possível fazer um diagnóstico da doença no município para elaborar novas ações de combate à Covid-19", diz o release.

 A empresa contratada pela Prefeitura de Castro para realizar os testes rápidos é a Health Medical Support Comércio de Material Médico Hospitalar Ltda., de Curitiba. De acordo com o Extrato de Processo de Inexigibilidade 050/2020, de 9 de julho passado, ratificado pelo secretário municipal de Gestão Pública, Maurício Fonseca Fadel, na mesma data, e publicado na edição 2.032 do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município, em 13 de julho, a empresa fará o "monitoramento estatístico da covid-19, mediante aplicação de testes rápidos para detecção da covid-19, baseado em critérios de amostragem por domicílio". O valor contratado é de "até" R$ 1,620 milhão. Deverão ser realizados 12 mil testes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.