em

Vestibular indígena reúne candidatos de 13 estados

O 18º Concurso Vestibular dos Povos Indígenas, realizado em 2018 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), reuniu 852 candidatos, de 37 terras indígenas do Paraná e de 35 terras de outros 13 Estados brasileiros. As provas aconteceram no domingo (21) e na segunda-feira (22) na Vila da Copel em Faxinal do Céu, município de Pinhão.

As Universidades Estaduais de Ponta Grossa, Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste do Paraná (Unioeste), Norte do Paraná (UENP), Paraná (Unespar), do Centro-Oeste (Unicentro) reservam seis vagas suplementares para estudantes indígenas. O Vestibular seleciona ainda candidatos a outras dez vagas suplementares para a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além de indígenas que moram no Paraná, o processo seletivo registrou inscrições do Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Roraima e Minas Gerais. As provas foram realizadas no Complexo do Centro de Eventos da cidade de Faxinal do Céu.

A organização do Vestibular de 2018 ficou sob responsabilidade da UEPG. “A organização deste Vestibular exigiu toda uma logística. Nós buscamos os candidatos nas terras indígenas, fornecemos alojamento e alimentação, inclusive para os acompanhantes das candidatas lactantes”, esclarece Edson Luis Marchinski, coordenador da CPS.

Provas

As provas orais aconteceram no domingo. Os candidatos são avaliados individualmente por uma banca composta por dois professores. Na segunda-feira, os candidatos fizeram a redação e a prova objetiva, sendo esta última composta por 40 questões, 5 de cada disciplina: Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Provas foram realizadas na cidade de Faxinal do Céu. (Foto: Divulgação/UEPG)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.