Variedades

VI Festa dos Imigrantes começa hoje em Carambeí

Das Assessorias

Começa hoje a VI Festa dos Imigrantes em Carambeí. A celebração acontece por conta do aniversário do Município. Entre as atrações artísticas estão confirmadas as presenças do Grupo Rodeiro, hoje, que é feriado municipal. O grupo de rock ACDC Cover faz show amanhã, e no sábado, o grande show com a dupla sertaneja Gian e Giovane. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Parque Histórico de Carambeí, local onde acontecerão as atividades. 

Em 2013 o objetivo é o de presentear a comunidade local de Carambeí e os visitantes com uma opção diferenciada de lazer e entretenimento, incluindo gastronomia típica da imigração, praça de alimentação em prol das entidades assistenciais, brinquedos infláveis, uma exposição de orquídeas, quadros, artesanato, atividades lúdicas, shows locais e demais atrações. Este ano a comunidade também terá desfile cívico, e a tradicional feira de trocas “yard sale”.  

Conforme o prefeito Osmar Blum nesta edição da festa o objetivo é trazer as famílias para o Parque Histórico com uma programação envolvendo pais, filhos, e também os jovens. “Queremos agradar ao público, e estamos trazendo ritmos diferenciados como o sertanejo, o rock e o estilo o tradicionalista gaúcho.

Na praça de alimentação e no Parque Histórico também a diversidade das comidas, sem esquecer as típicas holandesas e indonesianas como a lúmpia, bitterballen, sopas, pofertjes, bolachas e as deliciosas tortas holandesas (doces e Salgadas), além do restaurante com comidas típicas, no Koffie Huis. As apresentações de grupos folclóricos e o artesanato também permitem que os visitantes possam conhecer parte da cultura e tradições que integram o rico patrimônio de Carambeí que foi colonizado pelos imigrantes holandeses. No sábado, o Museu Interativo será uma das grandes atrações no período da tarde. Durante os dias de festividades o Parque Histórico terá entrada franca e não será cobrado o estacionamento. Hoje, ainda, às 9h30 acontece o Desfile Cívico no Pavilhão Coberto, e no domingo, último dia das festividades, acontece a cavalgada, corrida rústica e caminhada.

Boxe

Grande bazar espera 10 mil pessoas

Até sábado a Festa dos Imigrantes também conta com a 6ª edição do Yard Sale, um grande bazar, uma feira livre, aberta a todos, onde vende-se de tudo: artesanatos, brinquedos, artigos novos, usados e até serviços. A feira estará aberta entre as 10h30 e 17h30. Os feirantes usam e abusam da criatividade para divulgar e vender seus produtos. A cada ano o número de lojistas e consumidores aumenta, para esta edição o público estimado é de cerca de 10 mil pessoas.

Toda a comunidade está envolvida no evento criando um clima de muita diversão e solidariedade, seja comprando ou vendendo todos acabam ajudando. O bazar é uma realização da The Idiom House, que a cada edição abraça uma causa social, e cada feirante participante doa ao menos 20% dos lucros obtidos. Neste ano a arrecadação do evento será destinada para dar entrada na construção de uma sede para o Prosar, na Vila Esperança, que terá o objetivo de promover atividades práticas para as famílias carentes da localidade, a fim de capacitá-las, visando melhorar as condição de vida.

Ainda há tempo de vender seus produtos no Yarde Sale. Para participar como feirante basta inscrever-se até o dia 1° de abril na The Idiom Houses, ou através do telefone 42 3231-1635.