em

Visita de Monteiro Lobato em PG vira exposição

A visita do escritor Monteiro Lobato em Ponta Grossa, em 20 de outubro de 1938, virou exposição no Museu Campos Gerais. Na época da passagem pela cidade, o escritor concedeu entrevista ao jornalista Wilson Martins, então repórter do jornal Diário dos Campos. O episódio foi recuperado em texto especial do escritor e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a convite da exposição Lobatiando, que estreou na segunda-feira (14).

O episódio fervilha em referências ao momento do país e suas respectivas polêmicas nacionais. Mas a passagem também remete a fato pouco explorado, ainda, por pesquisas sobre o jornalismo e a história da imprensa em Ponta Grossa – desenvolvimento esse atrelado à ferrovia.

“Depois de ter sido demitido do jornal curitibano onde trabalhava (Gazeta do Povo), Wilson Martins (1921-2010) recebeu um convite para secretariar o Diário dos Campos. Deixando a capital, transferiu seus estudos para o Regente Feijó, onde fez o último ano do colegial. Sempre contava que, entre seus feitos na cidade, o que mais o orgulhava era ter entrevistado o escritor Monteiro Lobato, de passagem em suas aventuras de dublê de minerador”, registra Sanches Neto.

O Diário dos Campos ocupava, na década de 1930, papel relevante na imprensa escrita paranaense, sendo o principal e mais tradicional jornal do interior do estado naquela década.

Exposição

A mostra reúne objetos, móveis, quadros, esculturas e trechos referentes à obra do escritor brasileiro Monteiro Lobato. A exposição – que tem mais de 20 quadros, adereços, além de cartas de estudantes, livros raros e esculturas de personagens – leva a assinatura das irmãs e artistas plásticas Patrícia e Renata Maia. A curadoria é da professora Sueli Bortolin, do Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade de Londrina.

Visitas

Todos os sábados, às 15 horas, será possível acompanhar a visita guiada com a personagem. Para agendar visitas, é preciso entrar em contato pelo telefone (42) 3220-3470. (L.S.)

Exposição tem mais de 20 quadros, adereços, além de cartas de estudantes

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.