em

Visitas virtuais no MON têm crescimento superior a 1.100%

A possibilidade de visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON) virtualmente e fazer um tour 3D em várias de suas exposições atraiu um número 11 vezes maior de pessoas entre os dias 21 de março e 30 de junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. O aumento foi de 1.134% nos acessos.

“Durante a quarentena, a arte tem sido uma das melhores opções para quem quer aliar entretenimento e conteúdo educativo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Por isso, a possibilidade de visitar museus virtualmente e até mesmo participar de suas atividades sem sair de casa atrai cada vez mais gente”.

No total, o site do Museu oferece visita virtual 3D a 88 exposições realizadas desde 2010. São mostras de artes plásticas, fotografia, vídeo, arquitetura e design, incluindo exposições de artistas do acervo e sucessos internacionais.

Com o recurso disponível, o visitante percorre as salas e corredores da instituição, que é o maior museu de arte da América Latina em área construída.

É possível explorar, por exemplo, as exposições “Trajetória: 114 Anos da Escola de Alfredo Andersen”, que em 2016 celebrou o artista paranaense e seus discípulos; “Raiz”, do artista chinês Ai Weiwei, realizada pelo MON em 2019; ou ainda “Múltiplo Leminski”, que esteve em cartaz em 2012, com parte da vasta produção do multiartista curitibano. 

Outros destaques entre as ações virtuais oferecidas pelo Museu (que podem ser acessadas com a hashtag #monemcasa) são oficinas artísticas postadas duas vezes por semana nos canais Facebook, Instagram e YouTube da instituição.

Nas redes sociais do MON também é possível conhecer mais sobre artistas, mostras e obras do acervo. O programa Arte para Maiores, voltado ao público com mais de 60 anos, encaminha atividades para os inscritos pelo WhatsApp, basta enviar o número do celular para [email protected].

GOOGLE ARTS & CULTURE – Além das visitas 3D no site do Museu, 13 exposições estão disponíveis gratuitamente na plataforma Google Arts & Culture, que desde 2011 tem parcerias com mais de 2 mil instituições culturais em todo o mundo, incluindo 60 museus brasileiros. 

O MON ingressou no Google Arts & Culture em fevereiro de 2018. As mostras que podem ser visitadas virtualmente são “África, Mãe de Todos Nós”, “O que é Original?”, de Marcelo Conrado; “Declaração de Princípios”, de Geraldo Leão; “Luz ≅ Matéria”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não Está Claro até que a Noite Caia”, da artista Juliana Stein; “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira; “O Último Império”, de Serguei Maksimishin; “Man Ray em Paris”; “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre” e “União Soviética Através das Câmeras”.

SERVIÇO: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/

Facebook, Instagram e YouTube: @museuoscarniemeyer

Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture

Disponível em: bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.