em

Vizinhos do Lago de Olarias criam grupo para manter local reservado

Desde o início das obras no Lago do Olarias, um pequeno grupo de amigos se reúne para auxiliar na limpeza no local. A ideia surgiu com um dos moradores da região do bairro de Olarias quando as obras do Lago iniciaram. Vizinhos que moram em volta do local se preocupavam principalmente com a manutenção do local, pois para eles, era certo que o movimento no bairro iria aumentar. “Os moradores sempre foram unidos, mas após a obra, a preocupação aumentou, o que nos fez movimentar ainda mais a ação, eu acompanhei desde o início gravando o que tinha de errado no local”, conta Daniel Dias Auer, coordenador do grupo.

Diariamente, um dos membros desse grupo voltam a atenção para o lago, monitorando não somente para fazer a limpeza do local, mas para que a manutenção e as obras também ocorram de forma correta e que fique sempre com uma paisagem bonita.

Para tornar esse monitoramento mais ativo, os vizinhos criaram um grupo em uma rede social denominado “Amigos do Lago de Olarias”, para denúncias ou para sugestões de melhorias no lago. “Ou a gente faz uma postagem na página ou pedimos diretamente aos órgãos responsáveis, pois tem muitos seguidores que são profissionais em alguma área específica, o que auxilia o nosso trabalho também” explica Liz Andrea Chrestani, vizinha e membro do grupo.

Segundo os moradores, todo o processo tem funcionado bem, tanto entre os próprios moradores, quanto pela rede social. Membros da Secretaria Municipal de Obras também fazem parte do grupo, mantendo todos informados sobre o andamento das obras.

A limpeza e manutenção do Lago vem sendo feito esporadicamente, e as ações são realizadas diariamente por parte da prefeitura. Porém, os moradores reivindicam uma caçamba para auxiliar os moradores na manutenção do local. “Nós mantemos limpo durante o dia, mas a noite muitos vândalos aproveitam e jogam lixo na água”, diz Daniel, que se prontificou a colocar alguns tambores de lixo que tem na própria casa, para que o trabalho possa continuar sendo efetuado de forma positiva.

A ideia ainda, é plantar algumas mudas e levar alguns animais para deixar o ambiente mais alegre, segundo os moradores.

 

Como contribuir com o Grupo Amigos do Lago de Olarias:

Os moradores sugeriram algumas opções para quem também quer auxiliar no trabalho de manter o Lago com todos os cuidados devidos:

– Fiscalizar o local

– Zelar pela natureza

– Respeitar o espaço

– Não jogar lixo no local

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.