em

Você sabe se o pão que consome é 100% integral?

 Há algum tempo, os produtos integrais, principalmente os pães, estão conquistando o gosto popular, principalmente dos que estão sempre em alerta com os cuidados para uma boa alimentação, rica em nutrientes. O grão integral nada mais é do que o produto na sua forma mais original possível, sem que passe qualquer tipo de processo ou refinamento. Dessa forma, a farinha integral, por exemplo, é uma fonte muito mais rica em fibras, vitaminas e diversas substâncias benéficas ao organismo – como propriedades anticancerígenas – se comparada a farinha branca.

Aparentemente é fácil selecionar os pães produtos integrais na prateleira do mercado. Fisicamente, são mais escuros, a maioria envolta em grãos dos mais diversos. Mas, para ter certeza é necessário ficar de olho nos ingredientes da fabricação. Na lista contida na embalagem, o primeiro ingrediente citado corresponde ao de maior quantidade na produção e deve ser: farinha de Trigo ou Aveia integral (dependendo da composição do pão).

“Tabelas que comecem com farinha de trigo enriquecida ou farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, por exemplo, não fazem do seu pão um produto verdadeiramente integral, pois mesmo que o ingrediente seguinte seja farinha integral, não é possível saber com precisão se a porcentagem utilizada daquela substância corresponde à 49% ou 1% da mistura, por exemplo”, explica Rodrigo Machado, chef da Prestinaria – A Casa de Pães, de Curitiba.

Pensando nessa lógica, nada melhor do que ter a garantia de um bom produto feito por um estabelecimento de confiança. Os produtos artesanais são uma alternativa cada vez mais procuradas pelos consumidores, justamente pela qualidade e pela procedência. Casas que não terceirizam seus alimentos acabam trazendo alternativas mais frescas e muito mais saudáveis, levando em consideração o fato de usarem menos – ou nenhum – conservantes e ingredientes que não sejam naturais.

Dentre as milhares marcas e produtos industrializados do mercado, também é importante valorizar a cultura da sua forma mais natural. Na Prestinaria – A Casa de Pães, por exemplo, empreendimento comandado por Rodrigo Machado, os pães integrais ganharam muito espaço no cardápio. “Nos últimos anos, entendemos a demanda crescente e procuramos atender com excelência a exigência desses novos clientes. Lançamos, por exemplo, a linha PainMarron, feita com farinha francesa importada e 100% integral, produzida da maneira mais artesanal possível, respeitando todos os processos, bem como o tempo de fermentação de cada receita”, completa Rodrigo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.