em

Votação sobre aplicativos de transporte é aguardada também por taxistas

A regulamentação de aplicativos de transporte vem sendo aguardada tanto pelos motoristas dos aplicativos quanto por taxistas de Ponta Grossa. O presidente do Sindicato dos Taxistas, José Carlos Dobginski, explica que espera uma lei que fique boa para os motoristas, taxistas e população. "Hoje está muito bagunçado. Todo mundo resolve fazer um 'bico' em aplicativo. Com a regulamentação, o trabalho vai ficar mais sério e mais criterioso e só vai trabalhar com aplicativo quem realmente precisa e quem faz desta atividade seu único sustento", frisa, adiantando que profissionais devem acompanhar a votação no dia 2. Atualmente, segundo o sindicato, são 155 taxistas em Ponta Grossa. 
Dobginski defende ainda que, assim como funciona com os táxis, por meio de lei, também deveria haver um limite de carros cadastrados em aplicativos para o serviço em Ponta Grossa. Uma emenda que determinava este limite chegou a ser protocolada pelo vereador Jorge da Farmácia (PDT), que depois acabou pedindo a retirada do texto. 
Em nota enviada pela Uber, a plataforma ressalta que os parceiros que prestam serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros têm respaldo na Constituição, e que a atividade foi regulamentada em âmbito nacional pela Lei Federal 13.640/18. O texto reforça que durante a discussão da nova lei no Congresso, foram afastadas restrições que inviabilizariam o modelo como, a exigência de placas vermelhas, a limitação de placas por município ou a necessidade de autorização prévia para o serviço. "A Lei Federal estabeleceu competência dos municípios para regulamentar o serviço, mas não a tecnologia dos aplicativos ou o modelo de negócio das empresas", dizia o texto enviado. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.