em

Voto feminino deve ser alvo dos candidatos 

Pesquisa eleitoral para presidente da República, publicada pelo Instituto Paraná Pesquisas no dia 31 de julho, mostra que continua grande o índice de eleitores indecisos e que pretendem votar nulo nas eleições deste ano. Entre os eleitores que não sabem em quem votar ou que afirmam não querer votar em nenhum dos candidatos a presidente apresentados como opção em um dos cenários apresentados, a maioria é formada por mulheres – 28,1%.
Levando em conta que a maioria do eleitorado ponta-grossense, e também nacional, é formado por eleitores do sexo feminino e que é justamente neste segmento que concentra-se a maioria dos eleitores que ainda não definiu sua escolha, a tendência é que os candidatos tenham um trabalho especial para conquistar o voto feminino.
O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, aponta que as questões que devem pautar o eleitor do sexo feminino devem estar mais ligadas a assuntos sociais do que econômicos, como aborto e cotas racionais. "Além disso, assuntos referentes à saúde pública despertam interesse das mulheres já que são elas que normalmente levam os filhos até as unidades de saúde", aponta.
Além disso, Hidalgo afirma que as mulheres ainda sofrem a influência do voto masculino, principalmente entre as eleitoras de baixa renda. "O público mais jovem também tem o poder de influenciar o voto feminino", completa.
A pesquisa realizada pelo Instituto ouviu 2.240 eleitores de 26 estados e distrito federal em 170 municípios brasileiros entre os dias 25 e 30 de julho. A amostra representa grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-00884/2018 para o cargo de presidente.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.