em

Workshop debate implantação de centrais hidrelétricas no Paraná

Licenciamento ambiental, segurança jurídica e ações para a produção de um inventário hidrelétrico participativo dos rios paranaenses são alguns dos temas que integram a programação do I Workshop de Planejamento Estratégico, Energético Ambiental e Social sobre Implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) no Paraná.

O evento, realizado pela Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch), em parceria com o Ministério Público do Paraná, acontece nos dias 12 (o dia todo) e 13 de dezembro (pela manhã), na sede do BRDE em Curitiba.

Participam do Workshop representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgãos ambientais como Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e IBAMA, Conselhos Estaduais do Patrimônio e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Palmares, Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Incra e municípios.

De acordo com o presidente executivo da Abrapch, Paulo Arbex, o evento tem como objetivo debater com a sociedade, comunidade científica e entidades que atuam no setor estratégias futuras para implementação sustentável das CGHS- empreendimentos que vão de 1 até 5 megawatts de potência e PCHs – empreendimentos de 5 até 30 megawatts de potência – no Paraná.

“Vamos abordar as diretrizes para o licenciamento ambiental, a regulamentação de consultas públicas, avaliação estratégica das bacias hidrográficas do Paraná, entre outros aspectos importantes para o setor”, destacou Arbex.

O Workshop tem o apoio do BRDE, Copel, ANEEL, Ministério Público e IAP.

Números

Segundo estimativas da Abrapch o Paraná possui centenas de áreas possíveis de aproveitamento hidroelétricos para geração de energia nos rios do estado, sendo que mais de 271 empreendimentos – totalizando 1934 megawatts – já estão cadastrados na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aguardando licenciamento . Isso deve responder a mais de 100 mil empregos e investimentos na ordem de R$ 13,5 bilhões para o estado.

Este ano, o governo do estado encaminhou para a Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que aprova a construção de 14 CGHS e de duas PCHs .

 

SERVIÇO

“I Workshop de Planejamento Estratégico , Energético Ambiental e Social sobre Implantação de PCHs e CGHs no Paraná”.

DATA: 12 e 13 de Dezembro

HORÁRIO: DIA 12 – das 08 às 17h e 13 – das 09h às 12h

LOCAL: BRDE

ENDEREÇO: Av João Gualberto, 570 – Alto da Glória.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.