em

Workshop ensina como evitar acidentes domésticos com crianças e bebês

Os acidentes domésticos são ainda a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. Em Ponta Grossa, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 500 ocorrências entre 2017 e 2019 envolvendo menores de 4 anos. Para estimular ambientes mais seguros e capacitar pais e responsáveis para agir em situação de risco, o consultório Girassol, da Unopar Ponta Grossa, promove o workshop ‘Preparação do lar para chegada dos bebês – Primeiros socorros em acidentes domésticos’. O curso gratuito será conduzido pelo acadêmico de enfermagem e socorrista, Ramon Mendes, no próximo dia 22 de novembro, às 19 horas, no auditório da faculdade.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros do município, 42% dos acidentes com bebês de até 1 ano envolveram a obstrução das vias aéreas, seguido por 32% ocasionados pela queda da criança. Já entre 1 e 4 anos, os casos de queda correspondem a mais da metade (55%) das ocorrências atendidas nos últimos dois anos. Isso demonstra, segundo Ramon, a necessidade de direcionamento e capacitação para evitar acidentes através de atitudes simples e acessíveis a todos. “Mesmo com todos os esclarecimentos, recomendamos sempre as pessoas a contatarem o Corpo de Bombeiros discando o 193”, explica Ramon.

Participação

O workshop é aberto a toda comunidade. O evento será no auditório da Unopar (Rua Tibúrcio Pedro Ferreira, 55-Centro), a partir das 19h. Os interessados podem buscar mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais do Girassol: @consultoriogirassol (Instagram e Facebook).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.