Marketing e Negócios
10 maneiras de avaliar um negócio

Se você cogita abrir um negócio, pensa em investir em um novo mercado ou até mesmo já tem um negócio e anda um pouco insatisfeito, as próximas palavras podem te ajudar, muito. Josh Kaufman listou 10 maneiras práticas para ajudar na avaliação se um negócio é um bom investimento ou não.

Avalie com uma nota de 0 a 10 cada uma das 10 características a seguir. Ao final, se a pontuação for acima de 75, o negócio tem grandes chances de ser promissor se não, vale a pena repensar.

1. Urgência: Com que intensidade as pessoas querem isso ou precisam desse produto/serviço rápido?

2. Tamanho do mercado: Quantas pessoas estão ativamente comprando coisas similares? Pesquise dados e notícias sobre o setor, olhe em sua região ou cidade.

3. Potencial de precificação: Qual é o preço que o comprador típico está disposto a pagar por esse produto/serviço? Não caia na armadilha de ter um produto bom com uma margem horrível.

4. Custo de aquisição de clientes: Essa é a minha favorita. Em média, quanto custará para gerar uma venda, tanto em termos de dinheiro quanto de esforço?

5. Custo da entrega de valor: Quanto custa para criar e entregar valor? Isto é, surpreender os clientes além do produto/serviço principal.

6. Exclusividade da oferta: Até que ponto sua oferta é única em comparação com ofertas concorrentes no mercado?

7. Velocidade de entrada no mercado: Com que rapidez você pode criar algo para começar a vender e faturar?

8. Investimento inicial: Quanto você precisa investir antes de estar pronto para vender?

9. Potencia de venda de produtos secundários: Você tem ofertas secundárias relacionadas que também poderia oferecer aos clientes?

10. Potencial de lucro perene: Uma vez que a oferta inicial foi criada, quanto trabalho adicional você precisará dedicar para continuar a vender?

 

 

Lucas Ribas, o autor é CEO da Agência yard.