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5 testes A/B realizados pela maior empresa de marketing digital e SaaS do Brasil

Você conhece os testes A/B? Este é um método de experimento onde você usa duas versões de um objeto de teste para definir uma versão vencedora. Se tratando de marketing digital, o teste A/B pode ser aplicado em diversos meios, como landing pages, emails, páginas de compra, etc. E a Resultados Digitais, maior SaaS brasileira relacionada ao universo de marketing digital, é especialista no assunto. Eles fazem diversos testes todos os meses para aprimorar suas ferramentas. Em um artigo de blog, eles reuniram 5 testes A/B feitos nas páginas e materiais da marca e o resultado você vai ver a seguir.

 

1 – Cor do formulário destacada na landing page

Uma landing page é composta por diversos elementos e o principal deles é o formulário, o intuito é que o visitante registre ali seus dados em troca de um benefício e assim se tornará um lead. O objetivo do teste A/B em questão era aumentar a taxa de conversão de uma determinada LP, simplesmente alterando a cor do formulário. Na página original, a cor do formulário era a mesma cor do background da página. Na versão para teste, a cor do formulário foi alterada para um tom diferente, deixando o formulário em destaque. O resultado foi um aumento em 27% nas conversões.

 

2 – Call-to-action (CTA) no início do email

Neste caso, o teste foi a inserção de um botão CTA (Ex: Clique aqui para acessar o ebook) no início de um email disparado para a base de leads. O email original não tinha o CTA no início, apenas no decorrer do post. O novo email, com botão de clique logo no início do email aumentou o índice de cliques em cerca de 24%.

 

3 – Mostrar na landing page o número de downloads do ebook

A Resultados Digitais fez esse teste em um dos ebooks de maior sucesso da marca, com mais de 100 mil downloads. O teste foi muito simples: A landing page modificada apresentava uma prova social com o número de downloads que o ebook ostentava. Ao lado do formulário da nova LP, havia um selo "110.251 downloads". O resultado do teste foi considerado inconclusivo, pois não houve um aumento significativo nas taxas de conversão.

 

4 – Mudança no layout de uma página de contato

Em uma determinada LP, o índice de conversão era de aproximadamente 11%, taxa considerada baixa. Com o intuito de aumentar essa taxa, a RD fez uma reformulação total no layout da página, alterando as cores (deixando mais parecidas com as do site da empresa), ícones e demais elementos visuais. O resultado não foi considerado positivo, pois o aumento na taxa de conversão foi abaixo de 10%. Mas de qualquer maneira, foi um aumento.

 

5 – Vídeo de autor em uma LP de material educativo

Em uma landing page de oferta de ebook, a RD fez um teste inserindo um vídeo do autor do material comentando sobre o conteúdo do ebook logo de cara, ao lado do formulário. O objetivo era de aumentar em 20% a taxa de conversão da landing page, mas não foi o que aconteceu. O vídeo acabou diminuindo a taxa de conversão na landing page, possivelmente porque causou uma distração desnecessária ao usuário, ou porque não foi um vídeo muito convincente.

 

E aí, sua empresa já faz testes A/B? Na yard. Fazemos isso para todos os nossos clientes, então, se precisar de uma mão, fale com a gente.

 

Felipe Ecco, o autor é content manager da agência yard.

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