em

A arte de amar e resolver problemas

Habilidades não-técnicas no trabalho vem se tornando um diferencial obrigatório entre os melhores profissionais de qualquer área. Elas são conhecidas como “Soft Skills” em inglês. São habilidades que estão diretamente ligadas a comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência, empatia e proatividade. São mais difíceis de serem construídas e avaliadas, porém tais comportamentos são o refinamento ideal para qualquer profissional crescer profissionalmente.

 

Mas o que os designers tem a ver com isso? Talvez você não saiba, mas descobrir e resolver problemas é um dos maiores objetivos de um designer. A empatia, por exemplo, é o princípio básico de um projeto de design, pois toda peça final de design deve fazer com que seu uso seja mais intuitivo e agradável, especialmente para o usuário final. Seja um anúncio, uma embalagem ou até mesmo a interface gráfica de um site. Quem deve ser agradado é o usuário final e não quem paga.

 

Uma outra habilidade dos designers é a proatividade, ser proativo é um conjunto de pequenas ações que podem moldar e transformar o andamento de um projeto e por fim, trazer uma solução melhor. Parece óbvio e é! Mas você pode começar com ações simples, como por exemplo levantar mais vezes da cadeira para conversar com sua equipe e pedir mais opiniões. Se sua empresa tiver essa estrutura, você pode fazer alguns desenhos e anotações em um quadro, para reforçar sua ideia e mostrar visualmente o que está pensando.

 

No começo do texto falamos sobre os problemas que aparecem para o designer e a melhor solução é abraça-los, como Fabio Teixeira um dos criadores do UX Collective Brasil cita em um artigo, “Ser designer, é ser apaixonado por resolver problemas.“. Entregue mais do que pedem, não se atenha ao “checklist”, surpreenda.

 

Alisson Freitas e Lucas Ribas, os autores fazem parte da equipe da agência de publicidade yard.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.