em

A eleição de deputados e senadores

Pela própria natureza, a campanha eleitoral polariza entre os candidatos a presidente e a governador. Mas não devemos esquecer que, no próximo domingo, também votaremos para senador e deputados federais e estaduais. Pela legislação nacional, os senadores são representantes dos Estados perante a União e os deputados representam diretamente o povo, tanto na Câmara Federal quanto nas Assembleias Estaduais. São esses senhores e senhoras que terão, durante os próximos quatro anos – oito anos no caso do senador – a tarefa de discutir e votar as leis propostas pelo Governo, de propor leis de iniciativa parlamentar e, principalmente, de fiscalizar os atos do Executivo.

Nesses dias que ainda nos faltam até a data da votação, quem ainda não o fez, tem a oportunidade de refletir e conhecer os candidatos a deputado e senador de sua cidade ou região para, a partir desse conhecimento, votar naquele que melhor possa representar seus interesses. Verificar, por exemplo, nos candidatos à reeleição, o que eles fizeram e, nos novos, quais são as suas propostas e compromissos e, principalmente, se são pessoas honestas e acessíveis. E rejeitar aqueles que só aparecem pedindo voto a cada quatro anos.

Embora o Brasil seja um país executivista, onde em muitas épocas se fechou o parlamento e se procurou diminuir a importância do senador, do deputado e do vereador, é preciso levar em consideração que todo o poder, a canalização de verbas para obras públicas e outros interesses diretos da população passam pelas mãos dos senadores e deputados. Melhor se eles forem de nossa confiança e estiverem alinhados com as nossas preocupações e necessidades. Muitas cidades sofrem por não terem eleito deputados para defenderem seus interesses mas, mesmo assim, os candidatos não conseguem passar essa mensagem ao eleitor. É importante eleger candidatos da própria cidade ou da região, que conhecem os problemas da área e, alem disso, depois de eleitos, poderão ser facilmente localizados, abordados e fiscalizados pelo eleitor.

Partindo da ideia de que a hora do voto é o único momento em que nós, do povo, podemos promover mudanças no país, não devemos perder a oportunidade de, além de presidente e governador, também eleger parlamentares que realmente nos representem e tenham o compromisso de lutar pelas nossas necessidades. O voto, reservadas as proporções, é mais ou menos como a contratação de um empregado. Você contrataria para trabalhar em seus negócios alguém que não demonstrasse competência, honestidade e disposição? Faça o mesmo em relação aos candidatos, pois eles vão falar e agir em seu nome…

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo (Aspomil)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.