em

A fonte de energia de seu lixo

GRUPO NANOITA

 

Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

E seus orientados:

Leila Mendes da Luz

Rodrigo Salvador

[email protected]

 

Biocombustível é um produto de origem animal ou vegetal, renovável, que pode ser utilizado para alimentar motores à combustão. Existem vários biocombustíveis já em uso no mercado. Os mais famosos são o biodiesel e o bioetanol, mas também existem o biometanol, o biogás e outros, além dos que ainda não foram descobertos.

O biodiesel pode ser obtido geralmente de plantas como o girassol, e até mesmo de algas, e podem ser utilizados como combustíveis de diversos equipamentos.

O bioetanol também pode ser utilizado como combustível de equipamentos e veículos e geralmente pode ser obtido a partir da cana-de-açúcar, e também do milho e da beterraba.

Além dessas plantas cultivadas muitas vezes, exclusivamente para a produção de biocombustíveis, parte do lixo que nós geramos pode ser utilizada para produzir biocombustíveis.

Todas aquelas cascas de banana que o leitor descartou no lixo poderiam ter sido utilizadas para abastecer o seu carro ou ter carregado o seu celular por diversas vezes.

Pois bem, o lixo orgânico que costumamos jogar no lixo comum pode passar por um processo de digestão anaeróbia, aquela decomposição que ocorre na ausência de oxigênio onde microrganismos agem digerindo a matéria orgânica e produzindo biogás.

O biogás, depois de purificado para não danificar os equipamentos, pode ser utilizado de várias formas. Um dos usos mais simples é o doméstico, substituindo o gás de cozinha.

Ele pode ainda ser utilizado no lugar do gás liquefeito de petróleo (GLP) para abastecer os carros adaptados, apresentando o mesmo rendimento que o gás que encontramos nos postos de combustíveis.

O biogás pode ser queimado e a energia térmica gerada pode ser transformada em energia elétrica. E o mais interessante é que isso pode ser feito com coisas que jogaríamos no lixo.

Além disso, o biogás também pode ser obtido de resíduos agrícolas, ou mesmo de excrementos de animais e dos homens.

Pode também ser utilizado como fonte de energia em propriedades rurais reduzindo os custos de produção.

Por ser um tipo de energia limpa e natural o biogás apresenta também vantagens para o meio ambiente e a saúde das pessoas, reduzindo, por exemplo, a deposição de compostos orgânicos em aterros.

Além do mais, a região dos Campos Gerais apresenta um grande potencial para a produção de biogás. É o que aponta um estudo feito pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PR) apresentando as oportunidades da cadeia produtiva de biogás para o estado do Paraná (SENAI, 2016).

Já imaginou o seu lixo sendo transformado em energia e ainda por cima ajudando a reduzir impactos ambientais e melhorando sua qualidade de vida?

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.