em

Afinal, ser empreendedor é de ter o próprio negócio?

 

 

Bruna do Amaral

 

A disciplina é Desenvolvimento de Pessoas e o curso o de Administração. Os alunos têm de compreender conceitos teóricos complexos, como clima e cultura organizacional, gestão estratégica, teoria da contingência, dentre tantos outros. Mas o desafio em sala de aula era solucionar problemas reais com o embasamento da teoria. Estamos falando de controlar uma folha de pagamento, férias, treinamento e adequação às normas, ou seja, dores de cabeça no cotidiano de qualquer funcionário de uma empresa, seja qual for o porte. A solução dos alunos foi apresentada de forma completamente diferente do tradicional trabalho escrito ou da apresentação de slides. Tratava-se de uma startup, cujo produto é um aplicativo voltado para profissionais de gestão de pessoas e que já se encontra disponível para download nas versões Android e iOs.

 

Esse é um relato de uma aula recente na graduação da Unopar em Ponta Grossa. Mas se disséssemos que aconteceu nos bastidores de uma grande empresa de alimentos, ou dentro de uma agência incubadora, ninguém duvidaria. Não é apenas sobre ser criativo ou inovador. É sobre empreendedorismo, desenvolver atitudes e espírito empreendedor. Independentemente se você sonha em ser dono do próprio negócio ou trabalhar para uma organização. Empreendedorismo não deve ser sinônimo de empresário. Seria reduzir o potencial que essa atitude tem, capaz de transformar carreiras, ambientes e a sociedade.

 

O profissional que se estimula a buscar soluções, inova a partir de processos pré-estabelecidos e sabe tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática está à frente em todos os sentidos. Ele se torna responsável pelos próprios resultados, atrai e contamina outros talentos à sua volta, se diferencia e se destaca, atingindo uma satisfação profissional que vai além do cargo ou do salário. É papel das instituições de ensino e das organizações público-privadas estimular essa cultura da inovação e do empreendedorismo. Mais do que mostrar caminhos (pois cada um encontrará o seu), temos que instigar, oferecer ferramentas, estimular a diversidade e ser um espaço aberto ao erro, parte importantíssima deste processo.

 

Estamos construindo essa atitude empreendedora integral aos poucos. Mas está claro que não é preciso esperar a formação da “escola da vida” para empreender no trabalho ou nos negócios. Ela começa a partir da educação. Por isso a Unopar aposta, pelo segundo ano consecutivo, no InovaAção: Um evento dedicado a promover experiências, reflexões e a acelerar ideias de quem está disposto a trilhar um caminho diferente. São oportunidades assim, cada vez mais frequentes na região, que dão vida a boas ideias e despertam novos empreendedores. Potencial não faltará a Ponta Grossa.

 

 

A autora é empreendedora, consultora de negócios, professora e head de inovação da Unopar Ponta Grossa. Ela é uma das participantes do evento InovAção, de 27 de setembro a 4 de outubro. Programação e inscrições: inovacaounopar.com.br/2019/ ou http://tiny.cc/uik7az

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.