em

“Água salgada, alma lavada”

Nesta semana ouvi essa expressão e coincidentemente estava na praia, em companhia de familiar, para o qual, o banho de mar, tinha sido indicado por um cardiologista.

Realmente, só pela quebra da rotina, de abrir horizontes, variar a paisagem, nosso humor se transforma. Quisera que todas as pessoas tivessem a oportunidade de realizar essas quebras de rotina, sair, encontrar amigos, tomar um banho de mar ou algo que não faz há algum tempo, para ter a “alma lavada”.

O que é alma? “É o princípio vital; vida”. Um “conjunto das atividades imanentes à vida (pensamento, afetividade, sensibilidade, etc.), entendidas como manifestações de uma substância autônoma ou parcialmente autônoma em relação à materialidade do corpo”.

E como se lava uma alma? E a alma suja?

Suja! Temos muitos poluidores de alma: o estresse, o isolamento, a inquietação, insegurança, medos, a poluição sonora, o mundo virtual, a falta de diálogo, o desamor, a falta de afeto, a falta de companheirismo, as relações interpessoais superficiais, entre outros.

            Importante se faz, perceber a si mesmo, sentir o peso do cansaço tanto físico, como social e emocional e fazer cortes e paradas que propiciem a reposição do ânimo, da pró-atividade, da produtividade.

Clarice Lispector nos coloca: “Vida incomoda bastante, alma que não cabe bem no corpo”. Que inquietação ela quis nos transmitir com essa frase?

Eu responderia, com o poema de Gonçalves Dias: “Canção do Tamoio” em que ele diz: “Não chores, meu filho;. Não chores, que a vida. É luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate; Que os fracos abate, Que os fortes, os bravos Só pode exaltar”.

E, sabemos dos constantes e importantes desafios que a vida nos impõe. A luta diária nos leva a buscar capacitações, forças, empatia, resiliência, enfrentamentos. E isso é a realidade. Portanto, quando pudermos, vamos em busca de uma “água salgada para termos a alma lavada”, de um campo, de uma nova paisagem, de conseguir “fazer diferente” para ganharmos mais energia e alimentar nossas almas e proporcionar que elas caibam bem em nossos corpos!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.