em

Aquele que age por ingenuidade não fica mais vulnerável ao ataque de pessoas maldosas dentro da empresa?

Aberta

Uma pessoa que age por ingenuidade é também uma pessoa que antes de mais nada costuma dar crédito a outras pessoas e é uma pessoa que consegue estabelecer mais relações baseadas na confiança. De um lado ela pode pagar um preço muito alto por isso, pois pode confiar em pessoas que não mereceriam a confiança, mas de outro lado acaba conseguindo muito mais apoio porque está sempre aberta a compartilhar, a conviver com outras pessoas. Como exemplo, imagine que em determinada empresa há um conjunto de profissionais por sempre, de alguma maneira, boicotar, trapacear, prejudicar os colegas para obter algum tipo de vantagem.

*****

Confiança

E aí, um profissional ingênuo tem de estabelecer relações com essas pessoas. Muita gente acha que a ingenuidade é quando você confia cegamente, mas na verdade a ingenuidade nada mais é do que não se deixar alterar por forças externas, é ter a liberdade de escolher o seu caminho. Uma pessoa ingênua pode sim estabelecer relações de confiança mesmo com pessoas tidas como maldosas, desde que tenha a devida estratégia, a devida inteligência para saber até onde deve se expor e principalmente estabelecer gatilhos para evitar que seja prejudicada muito além daquilo que irá suportar, daquilo que é possível.

*****

Colher

De maneira simples e prática uma pessoa que faz pactos com outros colegas dentro da empresa, de um lado pode estar se vulnerabilizando, pode estar se expondo a riscos, mas de outro lado também vai colher todo o apoio que outras pessoas que são extremamente desconfiadas e não estabelecem conexões acabam não recebendo. É simples assim! Se você quer receber apoio também tem de aprender a confiar nas pessoas.

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.