em

Bons profissionais perdem ótimas oportunidades sem o domínio do idioma inglês

Para Charles Darwin, as espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, mas sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças. Como seria se aplicássemos esta teoria à empregabilidade dos profissionais quando o domínio de um segundo idioma é item eliminatório nos processos seletivos? Destacado como uma língua universal, o inglês é o idioma mais aprendido e valorizado. Conversamos com o diretor da Phil Young’sEnglishSchool, Phil Young.

Qual a importância da aprendizagem do inglês na vida profissional?

A globalização conectou as pessoas e as organizações de uma maneira intensa e permanente. O inglês é a chave para inserção nesta rede de conexões. É também a língua da internet, o idioma oficial da ciência, do comércio, do entretimento e das relações mundiais. A globalização ainda tem um efeito imediato na economia, o que vem obrigando um grande número de empresas a buscarem meios para firmar parcerias e negócios, em mercados que vão além das fronteiras nacionais.

Há pessoas que comparecem às aulas de inglês apenas pelo diploma e acréscimo dessa competência no currículo. Como isso pode atrapalhar no futuro?

O inglês é uma ferramenta para projetos de vida. Se você apenas diz que possui esse conhecimento, não conseguirá concretizar seu projeto, será apenas um ideal. Empresas não querem uma frase no currículo, mas sim pessoas competentes, pois assim elas poderão integrar e participar das redes de relacionamentos.

Como é possível classificar o nível de inglês?

Há várias maneiras de classificar o nível de inglês. Gosto da solução adotada pela Comunidade Europeia, que criou um documento chamado Common European Framework of Languages que universaliza a descrição de desempenho linguístico. Em um dado nível, o aluno terá que possuir certas competências, não necessariamente o domínio de estruturas gramaticais, mas sim a capacidade de uso social do idioma. São três níveis: A – Basic User, B – Independent User e C – Proficient User. Ainda para avaliar o nível do aluno, é importante que a instituição de ensino adote um teste externo, como o TOEFL.

Qual o melhor método para estudar inglês?

Qualquer aprendizado precisa de três fatores: vontade, disciplina e compartilhamento. Assim, o aluno precisa querer aprender inglês, ter vontade e criar uma rotina de estudos, e por fim, ter pessoas que compartilhem desse desejo.

CURTAS

*O Grupo Amanhã e a PwC realizaram a premiação do ranking 500 Maiores do Sul 2019 na Expo Unimed – Universidade Positivo (Asa 3) . O governado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior fez a abertura da premiação e o evento contou também com a presença de Salim Mattar, Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, apresentando o painel “Brasil de AMANHÃ: Desestatizar para Crescer”. Houve um debate com a participação de José Luiz Laydner, diretor de geração da Engie Energia (SC), e Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS (RS), além do próprio Mattar.

*O Mateus Leme Offices, espaço com 24 salas e 42 estações de trabalho de alto padrão que promete transformar o conceito de coworking em Curitiba. Localizado em região estratégica, próximo a pontos conhecidos, como o Museu Oscar Niemeyer e o Bosque do Papa, além de um entorno com toda a estrutura executiva e judiciária da capital paranaense, o Mateus Leme Offices oferece recepção com secretária, internet de alta velocidade, salas de reunião equipadas para videoconferência, monitoramento de segurança, estacionamento, além de mobília contemporânea, ar-condicionado e isolamento acústico. As salas são individuais, para até cinco, oito ou 12 pessoas.

* O GPA foi pioneiro na implementação de ofertas personalizadas por meio dos programas de fidelidade e do entendimento do comportamento de compra dos clientes das redes Extra e Pão de Açúcar. Desde o lançamento dos aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais, há pouco mais de dois anos, estima-se que a funcionalidade “Meu Desconto” tenha gerado uma economia de aproximadamente R$ 350 milhões até o momento, Hoje os dois aplicativos, juntos, já somam 10 milhões de downloads e estão constantemente entre os top 10 apps de compras mais baixados por mês no Brasil, com larga liderança no segmento de alimentos.

*Segundo dados da pesquisa SmartProtection Network, da Trend Micro, 51% das empresas brasileiras sofreram, em 2018, ataques de ransomware, um vírus que rouba todas as informações do sistema interno. O sequestro de dados é reversível perante uma espécie de pagamento de resgate. Porém, Rafael Reis, advogado especialista em Direito Digital, Proteção de Dados e Privacidade no escritório Becker Direito Empresarial, explica que, em nenhuma hipótese, recomenda-se pagar a quantia solicitada. “O ideal é investir em segurança da informação, sistemas antivírus, programa de proteção de dados, treinamentos das equipes para reconhecer potenciais arquivos maliciosos e em criação de backups para recuperação dos dados”.

 

FRASE

“A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo”. (F. Scott Fitzgerald)

 

*HAMILTON FONSECA

Fale com a gente e participe com sugestões de temas: [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.