em

Carta para a Presidenta Dilma

Querida Dilma, já passou o período eleitoral e ainda não posso comentar nas postagens da rede social de vossa excelência. Estava querendo então mandar uma carta, mas pensei bem, acho que não seria uma boa ideia. Ela pode acabar como o material de campanha dos seus candidatos de oposição em Minas Gerais, não entregues aos destinatários, pois os seus eram mais importantes.

Sem me enrolar muito, queria fazer uma pergunta sobre o tal “Governo Novo, Ideias Novas”. Isso se refere a gente como Joaquim Levy na Fazenda, economista com pensamento antagônico ao petismo, que orientou por exemplo que a Caixa Econômica seja fatiada em ações e vendida na Bolsa de Valores? Olha o tal do mercado hein, é bom cuidar da Caixa ou ele não perdoará como não está perdoando a Eletro e a Petrobrás que têm suas ações derretendo cotidianamente. Se bem que quando bem feito, esse negócio da tal bolsa de valores pode ser bacana como foi com a Vale, que teve suas ações valorizadas em mais ou menos 5.000% desde a privatização em maio de 1997. Mas cuide viu presidente, não dá para esquecer que na Caixa estão depositados e são gerenciadas as contas de FGTS dos brasileiros, se isso der errado o FGTS será dado como garantia?

Mas voltando a falar do tal “Governo Novo, Ideias Novas”, quem sabe ele seja ter uma ruralista no Ministério da Agricultura. Olha que por essa nem o mais pessimista DEMocrata ou integrante da ultra direitista UDR esperava. Combinou com o MST? Vale lembrar um caso, de quando a senadora ainda era DEMocrata, onde a mesma disse publicamente que é impossível cumprir os 252 itens da NR-32. A NR-32 trata de uma série de normas do Ministério do Trabalho para trabalhadores de fazendas. Dentre essas normas consta por exemplo o mínimo para a sobrevivência humana, que é o acesso a água potável, acesso esse não encontrado em fazenda da família da senadora. De acordo com a nova ministra, tais normas são fruto de preconceito ideológico contra a propriedade privada.

Talvez “Governo Novo, Ideias Novas” seja ter Cid Gomes no Ministério da Educação, o ex-governador que orientou que professores que reclamavam dos salários, que pedissem demissão e fossem trabalhar no setor privado. Essa quem sabe eu saquei, seu perfil é “gerentona”, né, agora tem um “gerentão” na educação.

Poderia me estender e perguntar ainda do Kassab que está se especializando em partido de aluguel (vem aí o PL, está sabendo?). Como é tratar de reforma política tendo como muletas de um lado o velho PMDB e de outro como Ministro das Cidades um dos prefeitos mais mal avaliados de São Paulo, dono de um partido que já conta com a fusão de outro que está por vir para ser o novo PMDB no Congresso? Poderia ainda questionar sobre o PRB da bancada evangélica e seu desconhecido na pasta dos Esportes tendo as Olimpíadas de 2016 batendo a porta. Mesmo sendo petista da gema poderia questionar Jaques Wagner na Defesa e a greve dos policiais mal resolvida na Bahia ou do Comunista do PCdoB Aldo Rebelo na Ciência e Tecnologia, autor quando deputado de projeto contra inovações tecnológicas, mas acho que já vou parando por aqui, talvez tenha entendido. Governo novo. Ideias novas é no novo nome que está sendo dado para o toma-lá-dá-cá.

Ah, já que estou escrevendo, quando cai a Graça, Dilma?

No mais, boas festas na Bahia, onde passará com a família, longe dos holofotes e das explicações, mas opte pelo frango, porque a carne anda meio inflacionada no supermercado, certo?

Abração!

 

*Jorge dos Santos Avila é bacharel em Administração e bacharelando em Ciências Econômicas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.