em

CELEBRANDO A TRISTEZA

Por: Nelson Canabarro

Quantos aniversários um recém-nascido conseguirá completar? Quantos aniversários você vai conseguir completar? Ninguém sabe, ou melhor, só Deus sabe. O fato é que entre a primeira inspiração, no momento do parto, e a última expiração no fim da vida, cada pessoa irá realizar uma imensidão de grandes feitos. Conquistas na vida que merecem ser comemoradas. Formaturas, aprovações em todo tipo provas, concursos. Casamentos, batizados, novos empregos, primeiros salários, primeiras namoradas, viagens, retornos, filhos, netos, bisnetos. Sair ileso de um acidente. Recuperar a saúde após uma permanência no hospital. Conhecer o mundo… E coisa menores, porém mais grandiosas ainda, como aprender a andar, a falar, a ler, a escrever e conhecer o mundo e construir conhecimento.

São momentos em que podemos contemplar o milagre grandioso da vida e que deveríamos sempre nos esforçar para festejar com os amigos e familiares, pois sabe-se lá quando será a experiência derradeira. E se cada conquista fosse encarada como se fosse a última, se cada encontro, festa ou realização como se fossem os últimos, daríamos um valor infinitamente maior para eles.

REUNIÕES PARA LAMENTAR

Infelizmente não aceitamos que a nossa vida e a vida dos que amamos estão sempre por um fio e, por isso, não nos esforçamos para nos encontrar. Afinal uma festa é só mais uma festa. Um churrasco é só mais um churrasco. E ficamos procurando razões para fugir desse tipo de compromisso. É a rotina, é o trabalho, é a falta de dinheiro, é a falta de coragem, é um desafeto na família que estará presente, é uma mágoa do passado que insistimos em cultivar e manter viva. É a incompreensão e o egoísmo. Mas acima de tudo é a vaidade de querermos tudo do nosso jeito.

O interessante de tudo isso é que em casos de morte súbita ou simplesmente um cheiro de morte de algum querido e esquecido, todos damos um jeito de estar lá, para celebrar a tristeza. Aí não tem agenda, não tem trabalho nem falta de vontade. Deixamos tudo de lado e a prioridade é estar com a pessoa naquele momento de sofrimento. Nessa hora percebemos o quanto perdemos de vida correndo atrás de sucesso.

SUCESSO NA VIDA

Sempre tenho dito para meus alunos que é necessário viver de forma intensa pois até onde se sabe, a experiência é única. E a intensidade da vida não está nas loucuras, mas sim nas relações com as pessoas. Estabelecer relações de confiança com todos e em todos os níveis permitirá que você sempre tenha ao seu lado pessoas que poderão compartilhar contigo o sucesso. O seu e o delas. E tenho disseminado que o conceito de sucesso está associado à felicidade pois de que valem as conquistas da vida, o dinheiro e tudo o mais se não estivermos felizes? E Deus na sua infinita sabedoria criou a felicidade como um sentimento coletivo e compartilhado, ou seja, só é possível ser feliz se estivermos cercados de pessoas para compartilhar nossa felicidade com elas. Quando estamos juntos um prato de arroz, feijão e ovo frito vira um banquete recheado de sorrisos e alegria. Por isso perdoe seus irmãos, reúna seus familiares, preserve e fortaleça suas amizades, porque da vida não levamos nada, mas podemos deixar saudade e felicidade por onde passarmos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.