em

Como construir uma equipe que realmente saiba trabalhar em conjunto?

Funcionário

Muita gente no mundo corporativo confunde a expressão colaborador com a expressão funcionário. Para entender a diferença: funcionário vem do latim e significa aquele que cumpre as suas funções, aquele que é capaz de entregar tarefas. Logo, um funcionário é aquela pessoa que consegue realizar tudo que está sob sua responsabilidade, mas pessoas que por algum motivo sequer entregam aquilo que lhes foi pedido, que lhes é imputado como responsabilidade, como tarefas, não poderiam ser chamadas como funcionários, ou então como funcionários plenos, como pessoas que são excelentes funcionários.

*****

Colaborador

Ser chamado de funcionário não tem nada de depreciativo, ao contrário, é um elogio, é dizer que um funcionário padrão é aquele que entrega absolutamente tudo o que lhe compete. Já colaborador vem do latim e significa co que significa junto mais labor que significa trabalho. Colaborador, portanto, é aquele que sabe trabalhar ao lado de outras pessoas, a conviver e repartir as responsabilidades e atribuições e também o mérito por tudo aquilo que a equipe faz. É muito importante que um profissional, um gestor de equipes entenda que para ser colaborador é necessário primeiro que o profissional seja um funcionário muito bom.

*****

Equívoco

Querer ajudar os outros sem sequer fazer as suas responsabilidades pode ser um equívoco muito grave que a pessoa está cometendo, mas que é mais grave ainda quando a alta gestão permite que isso continue acontecendo. Assim, preste atenção! Primeiro se dedique a ser funcionário para depois ser um bom colaborador. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.