em

Como demonstrar para minha equipe que tudo que faço é para o seu bem?

Adesão

Alguns gestores se equivocam quando acham que demonstrar uma intenção de que o que estão fazendo é para o bem da equipe e dos funcionários será o bastante para que consigam a adesão e até mesmo compreensão. Acontece que há uma distância considerável entre aquilo que um gestor pode considerar como sendo bom para a equipe e aquilo que efetivamente os integrantes da equipe consideram como sendo bom para eles.

Imagine, por exemplo, que numa determinada empresa a chefia percebe que um novo projeto pode ser assumido pela sua área.

*****

Pressão

Ele percebe que isso pode ser também um processo de aprendizado, de qualificação e crescimento para os profissionais que trabalham junto. Ele traz esse projeto, ele assume perante a diretoria e feliz da vida diz aos funcionários que conseguiu uma grande oportunidade, porém os funcionários veem isso como uma ameaça, como uma sobrecarga. Veem o que para o gestor é uma questão de oportunidade como uma elevação de pressão e algunsaté mesmo se aproveitam dizendo que vão fazer isso, mas não foram contratados para tal e perguntam quanto vão ganhar a mais ou se vão apenas ganhar aumento de trabalho.

*****

Desafio

Perceba que nem sempre o gestor vai conseguir estabelecer a liderança pedindo e democratizando para que as pessoas tenham a mesma visão que eles sobre o que é ser bom para a equipe e eu particularmente entendo que é o papel da liderança. É utilizar todas as informações que tenho de maneira privilegiada para decidir qual o caminho e o que deve ser colocado como desafio para os integrantes da equipe, pois se uma equipe não precisasse de um líder todos poderiam ser líderes e aí não precisaríamos ter equipes. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.