em

Como entender por que acontece desalinhamento dentro da empresa?

Deturpado

O processo de desalinhamento estratégico acontece dentro de uma empresa quando a partir de um determinado momento a comunicação se torna falha e consequentemente as pessoas começam a deturpar o conceito inicial, o objetivo inicial, que une todas as pessoas dentro da empresa. Esse fenômeno normalmente ocorre quando uma pessoa, uma equipe ou até mesmo uma diretoria acabam achando que o objetivo da empresa é um enquanto que você, sua equipe, seus colegas ou até mesmo sua diretoria entende que o objetivo da empresa é outro.

 

*****

Julgamento

Quando isso acontece parece até mesmo que algumas pessoas estão trabalhando numa empresa completamente diferente da sua, embora todos estejam trabalhando juntos. Isso acontece muitas vezes porque a falta de diálogo leva a uma pessoalização nas relações profissionais, ou seja, o bom diálogo, o diálogo profissional acaba se perdendo, não tem mais espaço, e agora as pessoas se dedicam muito mais em julgar os colegas do que propriamente em compreendê-los. Preste atenção nisso! Quando há harmonia dentro de uma organização a tendência é que haja compreensão quando algum problema acontecer. Já quando não há harmonia, há pré-conceito. E o preconceito – pré-conceito – determina julgamento.

 

*****

Comunicação

Quando você está em harmonia, você pede desculpas ao seu colega por algo equivocado que fez e o seu colega responde: “calma, eu sei que você não quis me ofender, fica tranquilo e vamos tocar a vida!”. Já quando há preconceito, você tenta explicar ao seu colega e ele diz: “não precisa falar nada, eu sei que você queria criar uma confusão, e deixe eu te dizer, já conseguiu”. Resumindo, quando houver desalinhamento dentro de uma organização, ou seja, quando cada área entende que o objetivo da empresa é diferente, fatalmente é necessário um processo de evolução da comunicação, partindo ou retornando para o aspecto profissional, caso contrário a pessoalidade só vai complicar ainda mais a situação.

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.