em

Como escolher o destino certo para o seu intercâmbio?

por Ana Luisa D’Arcadia de Siqueira

 

O intercâmbio cultural pode trazer muitos benefícios para a vida de um aluno. Aprimorar um novo idioma, abre muitos portas e é o principal objetivo de quem busca embarcar nessa experiência. O crescimento profissional é muito grande e é também uma razão que leva muitos a fazerem uma viagem para estudos. O amadurecimento pessoal pode ser maior ainda, e apesar de não ser o motivo inicial da procura por um intercâmbio, é a maior mudança que acontece quando se vive uma experiência no exterior.

Quando se inicia a busca por um intercâmbio cultural muitas dúvidas surgem. O que fazer, qual a melhor época para viajar, quanto tempo ficar, para onde ir… Com tantas questões, como conseguir conciliar todas? Uma boa maneira de começar o planejamento é definir o objetivo da viagem.

Para definir isso, é preciso considerar série de fatores. Qual a necessidade? Aprimorar um idioma, trabalhar, fazer um curso de especialização, conciliar um curso de inglês com um curso específico (dança, esportes, culinária, por exemplo), conhecer um novo destino aliado a um curso de menor carga horária. Tudo isso deve ser levado em conta.  Definido o objetivo da viagem, é hora de escolher o destino ideal. Essa pode ser considerada a principal decisão no planejamento do intercâmbio. Se o destino não agrada o aluno, o programa não será bem aproveitado e pode acabar em frustração.

Os alunos que querem trabalhar durante o período de curso devem buscar destinos que permitem que estudantes trabalhem. Há regras específicas em cada destino. A Irlanda, por exemplo, permite que alunos matriculados em cursos com mais de 25 semanas, trabalhem até 20 horas semanais durante o período de aula e 40 horas semanais durante o período de férias. Na Austrália, estudantes matriculados em cursos de no mínimo 12 semanas, podem trabalhar até 20 horas semanais. Na Nova Zelândia, para conseguir a permissão para trabalho de 20 horas semanais, é necessário estar matriculado em um curso de no mínimo 14 semanas. No Canadá, só é possível o trabalho quando o estudante está matriculado em cursos superiores.

O perfil do aluno é o mais importante na hora da escolha do destino. Um aluno que gosta de frio, pode se dar bem na Irlanda, Canadá, Inglaterra, por exemplo. Já um aluno que prefere um clima mais quente, vai se dar melhor na Nova Zelândia e Austrália. Estados Unidos é um país que abriga vários tipos de clima em diferentes cidades. Também é preciso considerar as preferências do aluno nos momentos de lazer. Quem gosta de balada, se encaixa melhor em uma cidade grande ou universitária. Mas não é possível rotular um país, cada destino tem particularidades que precisam ser consideradas no momento da escolha.

Os destinos mais procurados são Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda, seguidos de Austrália, Nova Zelândia e Espanha. Há destinos menos conhecidos, mas que também agradam bastante os alunos de intercâmbio como África do Sul, Malta e países da América Latina.

 

A escolha do destino é uma das partes mais prazerosas quando se planeja um intercâmbio, mas também deve ser feita com atenção. Por isso, é sempre importante buscar uma agência com profissionais qualificados que possam auxiliar o aluno no momento da escolha do destino.

Viver uma experiência no exterior traz grandes benefícios na vida de um estudante. O destino escolhido é o que ficará na memória. Uma escolha que marcará positivamente a vida de quem se aventura em um intercâmbio cultural.

 

A autora é diretora de marketing de uma franquia de intercâmbios

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.