em

Como ressignificar na nossa mente emoções negativas que são despertadas por certas provocações?

 

 

 

Estímulo

Quando comentamos que provocação é um chamado para que a gente evolua, que a gente vá à frente, normalmente algumas pessoas dizem que não conseguem conter a emoção negativa que desperta neles quando têm contato com determinados estímulos. Pode ser através de uma notícia, vendo algo na televisão ou até mesmo vendo uma pessoa que você não tem contato próximo. Basicamente você tem de compreender que o estímulo não muda. O que muda é se nossa mente é um terreno fértil ou não para algum tipo de crítica, algum tipo de situação que nos tira de um estado natural, de um estado de equilíbrio para um estado de emoção extremamente negativo. Vou exemplificar.

 

*****

Desestabilizar

Algumas vezes nós somos provocados dentro da empresa e de repente, só de pensar nisso, começamos a simular uma série de trocas de respostas, uma série de frases que gostaríamos de dizer, para ao final sairmos vencedores de uma discussão, mas na verdade cada vez que debatemos com essa pessoa que nos provoca negativamente apenas estamos atingindo o objetivo dela que é de desestabilizar. Melhor é a gente começar a simular uma situação diferente, a gente começar a entender que talvez a sabedoria, a evolução seja justamente ignorar a pessoa, desconhecer o que ela fala e não permitir que o que ela fala nos afete.

 

*****

Controle

Às vezes o que a pessoa fala encontra algo que dentro de nós já está ecoando de maneira negativa. Pode ser que você tenha dúvidas se é bom ou não, ou a sua autocrítica está começando a lhe fazer mal e a provocação negativa apenas encontra uma ideia já formada na sua mente. Quanto mais nós antecipamos esse processo de emoções negativas, mais acostumamos o nosso cérebro a ter controle sobre elas e mais conseguimos conscientemente estabelecer travas para que esse sentimento não seja tão despertado em nós dessa maneira. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.