em

Como saber se você realmente encontrou a fonte da minha inspiração para a sua vida?

Adversários

Algumas pessoas me perguntam sempre como posso saber se encontrei algo que me faça sentido, como posso saber se encontrei isto ou encontrei aquilo. Sempre respondo da mesma maneira. Encontrar é uma palavra que no latim tem um significado interessantíssimo. Incontrare significa encontro de adversários, formados por in que é em alguma coisa, mais contra. Quando eu digo: “eu encontrei alguém”, estou dizendo que encontrei alguém que é meu adversário e quando as pessoas dizem: “será que encontrei a minha fonte de inspiração” eu pergunto para essa pessoa se encontrou algo que a desafia, encontrou algo que exige que ela mostre o seu melhor caso contrário será derrotado?

*****

Evoluir

Quando queremos uma fonte de inspiração, queremos algo para trazer para dentro da nossa mente, mas que ao mesmo tempo nos faça bem e nos faça sentir cada vez mais capazes de fazer as coisas. Ao encontrar algo, nós estamos entrando em choque, estamos encontrando um adversário. A reflexão de hoje é justamente o que é uma fonte de inspiração. É algo que nos leva a querer evoluir? Caso contrário, não seremos capazes de aproveitar aquela situação ou vencer aquele obstáculo. Encontrar uma fonte de inspiração é encontrar algo que nos desafia, que nos tira do conforto e que nos leva a aprender, a evoluir e a crescer. Sem crescimento, sem evolução, o mundo fica chato e nós profissionais temos a tendência de sempre procurar ambientes onde o conforto e a satisfação permitam que a gente apenas replique o comportamento todos os dias.

*****

Inovação

Lembre-se: satisfação gera acomodação, já a insatisfação gera inovação, gera crescimento. Por isso, quando você se perguntar se já encontrou a fonte de inspiração que vai te levar a ser feliz o resto da vida entenda que durante a nossa vida nós trocamos o tempo todo de adversários porque esses adversários acabam sendo vencidos e no lugar deles surgem desafios maiores, problemas maiores. É por isso que você deve se concentrar no seguinte: não se preocupe em ter uma fonte de inspiração eterna, mas se preocupe de ter sempre a melhor fonte de inspiração para o seu momento de vida. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.