Visão Empresarial
Como se tornar um profissional mais adaptável ao ambiente corporativo?

Entender

Quando falamos em adaptabilidade é importante que todo profissional entenda o significado dessa palavra. Basicamente, adaptável é a junção de ad (mais) com apto, portanto o mais adequado, o mais encaixado em determinada realidade. Logo, quem tem forte adaptabilidade é aquela pessoa que consegue estar mais apta para entender qual o ambiente em que está inserida e principalmente como deve se comportar. É assim, por exemplo, que um profissional sabe quando deve falar mais e quando deve se calar um pouco mais em determinada reunião ou determinada atividade.

 

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Contexto

É assim também que muitas pessoas cometem erros justamente por não entenderem como devem estar aptas a conviver em determinado ambiente. Imagine um profissional que é convidado a trabalhar numa nova empresa e lá, de início, lhe dizem que foi contratado por conta das habilidades que apresentava na outra empresa. Esse profissional entende que deve mostrar todo o seu cabedal de conhecimentos, deve mostrar toda sua base de experiência que fez com que o contratassem. Entretanto, ele esquece algo fundamental. Ele esquece que tudo o que ele desempenhava na empresa anterior era justamente válido porque estava inserido em outro contexto, ou seja, estava 100% adaptado.

 

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Perceber

Agora, nessa nova realidade esse profissional antes de começar a fazer afirmações sobre isso ou sobre aquilo, deve primeiro entender como ficar mais apto para a função, ou seja, deve respeitar e perceber o olhar das outras pessoas como aquele ambiente funciona. Resumindo, o grau de adaptabilidade depende muito da sensibilidade de um profissional para entender a forma mais adequada, o formato mais recomendado para que exerça sua competência profissional naquele ambiente.

 

Luciano Salamacha