em

Como ser leve dentro da empresa se todos os dias aparecem mais problemas?

Clássico

Para algumas pessoas a existência de problemas numa empresa é paradoxal, mas o que é paradoxo? É uma situação que contraria a lógica vigente. É como se apresentasse a você uma questão cuja resposta não tem lógica, não encontra coerência. Um exemplo clássico de um paradoxo é o do ovo e da galinha: dizem que para ter ovo tem de ter a galinha e vice-versa. Como fica essa situação? Para alguns profissionais é paradoxal que um profissional consiga ser leve, que consiga ser suave no ambiente de trabalho diante de tantos problemas que acontecem no dia-a-dia.

 

*****

Implica

É por isso que para os profissionais digo que há um equívoco ao estabelecerem um paradoxo entre a suavidade de um profissional e a existência do problema. Ao contrário, é justamente porque há problemas nas organizações, que surgem todo dia e não são nem previsíveis, que há a necessidade de ter pessoas nas organizações. Assim fica evidente que a ausência de problemas implicaria talvez na ausência de profissionais. Nós não precisamos de pessoas nas organizações senão para resolver os conflitos, os problemas, os dilemas que acontecem. Contudo, algumas pessoas insistem em dizer que são os problemas, a falta de tempo e a pressão que as impedem de serem pessoas mais suaves, pessoas mais leves dentro do ambiente corporativo e como comento essa semana, pessoas lenientes.

 

*****

Ratificam

Como profissional sempre agradeça a existência de problemas dentro da sua organização porque afinal eles ratificam, eles valorizam a sua presença e não pense que a existência de pressão, de falta de tempo, seja motivo para você ser uma pessoa leve, uma pessoa suave no relacionamento com seus colegas e também com clientes e com seus superiores. É importante que o profissional entenda que quanto mais sério for o problema, mais calma e mais tranquilidade esse profissional deve demonstrar. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.